O belíssimo tordilho Recompensado retornou à Madalena para correr as provas de fim de ano do turfe Nordestino.
Aos 5 anos e com 3 vitórias em Cidade Jardim, o animal da Coudelaria F.B.L. já fez história por aqui, quando venceu o G.P. Edísio Pereira em 2008. Neste ano, um dos pupilos de I.Ferreira , já venceu 2 corridas em São Paulo, incluindo o Clássico Delegações Turfísticas 2009 , sob o cuidados do competente Amasílio Magalhães Filho.
Desta vez Recompensado não terá vida fácil.
Em 2008, após o forfait de Istambul às vésperas do G.P. Bento Magalhães ,o animal tornou-se favorito a levar a prova mais tradicional e importante da região. Mas quem acabou levando a taça foi o campeoníssimo Hi Society do Stud Cortez, faturando assim o bi-campeonato da prova.
Recompensado já começou os treinamentos durante os 5 dias da semana, sendo 3 vezes na raia e 2 vezes na psicina do Stud Silver Blue Star. Há uma esperança que o animal seja inscrito no Clássico Pres. Marco Site Cortez no final de outubro. “Vai depender dele” ponderou I.Ferreira. A única certeza de “Seu Biu” , é que o animal está muito bem e chegou melhor do que se esperava de Cidade Jardim. Para a montaria no Bentão, a Coudelaria F.B.L. pretende trazer Nelito Cunha ,mais uma vez, ou Sandro Paiva. “Vou definir ainda com o proprietário” finalizou Isaías Ferreira
Neste ano, o valor da dotação do G.P. Bento Magalhães será de R$ 20.000.00 e a disputa promete ser das melhores. Istambul é mais do que favorito, mas é esperada a recuperação de Don Lopes, bem como de Mind a Lot. Ainda há a expectativa dos animais do Ceará, mais especificamente de Sobral. “Hoje , do Ceará, só temos o Bom I Ask Yagli que fez uma boa estreia na Madalena. Mas é esperado pelo menos mais 2 animais para correr o Bentão 2009 com esta boa dotação” afirmou o Presidente da Comissão de Corridas do JCPE, Márcio Uchoa
How to raise money with a class?
UM FENÔMENO CHAMADO “JASPION”
Jaspion é um daqueles cavalos, que ficam para a história do turfe nacional, e que aparece de tempos e tempos, nascidos para correr e vencer. Ganhador de provas dos 1000 aos 2000 metros, distâncias, é adaptá-lo, naturalmente respeitando suas preferências. Mesmo não sendo conhecido pela maioria, quem tem o privilégio de acompanhá-lo, aprende com a mesma rapidez quanto corre, admirá-lo.
Por onde passou venceu, e sua trajetória é digna de aplausos, pois em 53 apresentações, conseguir 28 vitórias, ou seja, mais de 50% de aproveitamento, espalhadas pelo Hipódromo de RECIFE, inclusive acompanhado até hoje por dois recordes (1000/1200), RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, PARANÁ e CEARÁ (já extinto), denota sua categoria, valentia e o melhor, o gosto pela vitória, raro de muitos.
A idade ainda não é seu adversário, nem os que subestimam, pois seus 8 anos, fortalece apenas o modo e classe de correr. Vejam, as 06 apresentações em 2009, no Hipódromo da Gávea, onde obteve 04 triunfos e 02 ótimos terceiros lugares, sempre mostrando para que veio.
Ressalte-se, a vitória do último sábado (26/09), quando enfrentou os mais novos e na teoria, melhores, porém só na teoria, pois apesar de contemplar um percurso desfavorável, o descrédito do público apostador e nenhuma observação positiva dos componentes da mesa do programa TURFE ESPETACULAR (atentar para recentes apresentações e tempo das provas), chegou na frente, com ponta de focinho e que vitória, no seu melhor estilo, de bravura.
Na condição de feliz proprietário, concretizando um sonho, a precisamente três corridas, adquirido em claiming no dia 19/07, JASPION, em breve retornará a capital Pernambucana, seu berço mais triunfante, precisamente ao Hipódromo da Madalena, visando correr as provas clássicas de final de ano.
Até quando vai correr, ainda não deu mostras, se for como planejo poderá retornar ao Jockey Club Brasileiro, porém com certeza saberei conduzir a melhor hora para encerrar sua campanha vitoriosa, sem apagar a imagem de um cavalo fora de série.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao competente treinador e amigo Osmar Loezer, pela impecável preparação, bem como aos jóqueis H. Fernandes e F. Chaves , pela brilhante condução, ao C. G. Neto, pelo reconhecimento, e por último, aos titulares do Stud BRTV, pela honra de permitir ser apresentado com sua farda.