Na coluna de volta ao passado desta semana vamos reviver a década de 80, mais precisamente no ano de 1984 e assistir ao replay da linda vitória do cavalo Lord um filho de Locris (FR) / Monserrat (URU) de propriedade do Haras Cariri e criação do Haras Fronteiras.
Neste vídeo, vamos rememorar a tocada do “mestre das rédeas”, o jóquei José Ribamar da Silva, o Babá, que fez um percurso impecável, correndo na ultima posição até a seta dos 700 metros finais e fazendo uma reta de chegada brilhante mostrando porque sempre foi considerada um dos melhores jóqueis que já atuou no turfe nordestino.
Além do Grande Prêmio Bento Magalhães, vamos assistir a um clip com as imagens de 1979 e 1984, e duas reportagem exibidas pela TV Globo realizadas pelos repórteres. Tácito Domingues e Magda Wacemberg com apresentação de Hugo Esteves.
Na matéria vamos ter o prazer de rever ícones do turfe nordestino como; José Maria Sampaio um ícone do turfe cearense que sempre se fazia presente nas principais festividades do Jockey Club de Pernambuco, Otto Jordan do turfe baiano. Rosana Franssini (a primeira jóqueta a montar no Grande Prêmio Bento Magalhães), Paulo Paiva, Mauro Branco (O grande idealizador do GP. Bento Magalhães), o jóquei Mauricio Andrade Nunes (M.A.Nunes) e Paulinho di Biase. A narração da corrida foi de Silvinho Uchoa.
O resultado do Grande Prêmio Bento Magalhães de 1984, na época gerou muita polemica devido à chegada apertada entre Lord e Perdomo de Leônidas Arruda, que teve a condução de S.Moreira. Perdomo corria pela cerca externa e Lord por dentro a foto da época não ficou muito nítida e muita gente achava que o resultado deveria ser empate e até houve quem acreditasse na vitória de Perdomo.
Após 26 anos, e nós que fazemos o site do JCPE, conseguimos recuperar essas imagens que pertencem ao acervo pessoal do Dr. Caio Baltar e levar aos turfistas que gostam de rever o passado e desfrutar deste grande momento do Jockey Club de Pernambuco.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1hgldMVNoSU[/youtube]
Parabens pelo espaço “De volta ao passado”. EMOCIONANTE!!!
Sensacional,sob todos os aspectos,essa maravilhosa reportagem da Rede Globo Nordeste,sob o “GP Bento Magalhães”, de 1984,vencido categoricamente pelo atropelador ‘Lord’,sob a batuta do mestre das rédeas, José Ribamar Silva-Babá,que impecavelmente conduziu o defensor do Haras Cariri a uma das vitórias mais surpreendentes da história dessa prova magna do turfe nordestino.Revimos Mauro Branco,sem dúvida alguma,uma das figuras mais importantes do nosso turfe e criador desta importante prova clássica,que se tornou a maior do turfe nordestino.Parabéns ao incansável gurreiro Chico Mendonça pelo excelente trabalho-mais uma vêz-,ao nosso estimadissímo turfman e médico,Caio Baltar Filho,por nos brindar com essa relíquia e,ao prezado amigo e empolgante narrador da prova,Sílvio Botêlho,que empolgou a todos com uma transmissão recheada de muita emoção!…Muitas Saudades!…….Lord,”O Cavalo de Aço”,só não conseguiu o bi-campeonato em 1985,por uma infelidade,já que o seu jóquei,naquele ano,N.Cunha,sentiu-se mal durante a prova,conseguindo assim mesmo, um segundo lugar,perdendo para Fury,do turfe cearense a referida prova.’Bons tempos..que felizmente,estão de volta ao TURFE PERNAMBUCANO!
SALVO ENGANO ,PERDOMO ERA DE PROPRIEDADE DE LEONIDAS ARRUDA STUD LL E TREINAMENTO DE JAIRO MARTINS.
como é maravilhoso rever esses tempos mais eu gostaria de ver dois replays se posssivel o de 1990 e o de 2003 ambos vencido pelo stud sampaio 90 maraco 2003 omêdeto. obrigado um abraço a todos..
desculpe mas o animal maraco do stud samoaio venceu foi en 1988 e não em 1990 como eu pedi..obrigado
como é maravilhoso rever esses tempos mais eu gostaria de ver dois replays se posssivel o de 1988 e o de 2003 ambos vencido pelo stud sampaio 88 maraco 2003 omêdeto. obrigado um abraço a todos..
Muito bom ver isso, lembra da minha infancia só falta o ABC do Turfe do Claudio Santa Cruz, e o unissono com o babá soltanto beijinhos no bentão será que vai ter???
Muito legal rever esse Bento Magalhães de 1984!! Eu morava em Piedade, cursava o CMR e tive o prazer de estar nesse GP. O Perdomo veio tão aberto que não dava p/ ver o animal, só aqui no final é que ele surge quase na mesma linha do Lord, realmente foi uma grande chegada. Pra finalizar deixo meus parabéns pelo site e pela festa do turfe que é feita aí no hipódromo da Madalena, muito bacana.