NOVA TECNOLOGIA PARA ANIMAIS É TESTADA NO JOCKEY CLUB DE PERNAMBUCO

Está sendo testado no Jockey Club de Pernambuco a mais nova tecnologia no que diz respeito ao cavalo atleta, são as ferraduras de Poliuretano produto de fabricação alemã que promete mais conforto e menos impacto ao animal nos treinos e nas corridas. Com isso, não quer dizer que as ferraduras de ferro e alumínio com o tempo estarão fora do mercado, mas existe uma tendência que no futuro o uso desse novo tipo de ferradura seja bastante usada em todos os esportes equestre.Obviamente que nem todo proprietário ou treinador vai optar por essa nova tecnologia até porque ela ainda não foi testada em Jockey’s Club. Só em diminuir em 50 % o impacto do animal no solo já é um grande alivio para o animal atleta carridas, de  hipismo, provas de tambor/baliza, vaquejada e outros esportes como enduro equestre e até longas cavalgadas. Essa ferradura funciona como excelente apoio ortopédico preventivo, como por exemplo pequenas artroses. É ideal para animais que tem problemas no boleto e tendão. “Acredito que muitos proprietários no futuro vão optar por esse tipo de ferradura”. É o que diz o representante das novas ferraduras de poliuretano Dr. Eduardo Andrade Lima proprietário do Haras Luiz Ignácio localizado na cidade de Gravatá/PE.

Dr. Eduardo Andrade Lima acredita no sucesso das novas ferraduras

Dr. Eduardo Andrade Lima acredita no sucesso das novas ferraduras

Atualmente, 1% da raça Quarto de Milha que competem em vaquejadas já se utilizam das novas ferraduras e os resultados, segundo Dr. Eduardo Andrade é bem satisfatório. No Jockey Club de Pernambuco, o primeiro animal que será avaliado com essa nova tecnologia será Buck Hills do Stud 13. O treinador Márcio Maciel, a principio gostou muito do material e segundo o treinador o animal andou bem com a nova ferradura. “Vamos fazer um teste na raia e avaliar melhor o desempenho do animal. Acho que vai ser muito bom”, comenta. Kinley, do Stud Gaby & Guga, também vai ser ferrado com as ferraduras de poliuretano.

FERRADORES

Segundo o ferrador Josildo Bezerra, especialista nesse tipo de ferradura, já existe quase dez profissionais capacitados para trabalhar com essa nova tecnologia que requer um pouco mais de atenção e cuidado, mas segundo Josildo com o tempo e cursos que irão surgir, muitos ferradores serão capacitados para usar a trabalhar com a nova ferradura.

Rosildo Bezerra(de azul):  "Essa ferradura veio pra ficar"

Rosildo Bezerra(de azul): "Essa ferradura veio pra ficar"

Quem não perdeu tempo a já tratou de aprender a trabalhar com a nova ferradura, foi Gerson Cardoso que já desenvolve a atividade de ferrador no JCPE há 19 anos. “É importante estarmos nos atualizado com o que tem de novidade no mercado, gostei de trabalhar com a nova ferradura, mesmo sendo mais sensível que as outras. Agora é esperar os resultados. Está aprovada”.

Gerson Cardoso já começou a se especializar na nova tecnologia

Gerson Cardoso já começou a se especializar na nova tecnologia

Josildo Bezerra e José Alves profissionais que dominam em 100 % a técnica de uso da ferradura de poliuretano se propuserem a realizar um curso para quem tiver interesse em ferrar com as novas ferraduras e promoverão uma palestra aos treinadores e proprietários de cavalos que tenham interesse em conhecer as ferraduras de poliuretano. Veja a foto abaixo:

Poliuretano: alívio para os animais

Poliuretano: alívio para os animais

Postada em Notícias.

5 Comments

  1. Vi o trabalho de um professor da UFrPE e fiquei muito impressionado com os resultados dessa nova técnica. Gostaria muito de adiquiri este produto e, se possível, colocar o meu peão para fazer este curso. Favor entra em contato 9114-5705.

  2. Vi o trabalho de um professor da UFrPE e fiquei muito impressionado com os resultados dessa nova técnica. Gostaria muito de adiquirir este produto e, se possível, colocar o meu peão para fazer este curso. Favor entra em contato 9114-5705.

  3. já sou ferrador há mais de 20 anos pois ferrei um animal em vit do santo antão pe com estas ferraduras e gostei muito e aperformaçe do cv foi boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 6 =