CAMPUS DRIVE VENCE NA DESCLASSIFICAÇÃO DE SENHOR KIROV

foto08
Festa do Stud Cortez PE na foto da vitória

Campus Drive, um macho, alazão, 6 anos, por Dancer Man e Pra te Querer, levou o melhor páreo da reunião da última sexta-feira, 17/02, no Hipódromo da Madalena, beneficiado pela desclassificação de Senhor Kirov, numa decisão que nos remete à devida e complicada interpretação do Art.159 do Código Nacional de Corridas.

No que tange ao páreo, dada a partida, Senhor Kirov foi prejudicado e sobrou para último, com Campus Drive e Onegin saindo em luta pela ponta. Mostrando boa recuperação, 300 metros à frente Senhor Kirov iguala a linha dos ponteiros, que seguem emparelhados até adentrarem o tiro direto. Na reta final, Senhor Kirov domina definitivamente a situação e corre para dentro, colando na cerca. No lance, o jóquei de Campus Drive suspende o seu pilotado e o coloca pelo meio da pista até o disco, ficando a um corpo de Senhor Kirov na chegada. Onegin, que não mostrou sua habitual velocidade inicial, mais aberto e muito próximo, foi o terceiro. Under Atlantic atropelou de rijo por fora, porém sem ameaçar os ponteiros.

Voltando à interpretação do Código Nacional de Corridas (Art. 159), duas perguntas necessitam ser sempre respondidas quando ocorrem fatos como o descrito:
a) Houve prejuízo?
b) Do prejuízo adveio a alteração do resultado do páreo?

Só em caso das duas respostas serem afirmativas é que cabe a desclassificação, não apenas pelo prejuízo, segundo o que preceitua o Código Nacional de Corridas. A partir daí, parte-se para o subjetivismo de cada interpretação. Porém, se a matéria for tratada como devido e descrito acima, outorgaremos total apoio à decisão da Comissão de Corridas, pedindo a Deus que seja sempre a mais justa e imparcial possível, porque alterar um resultado que ocorreu na pista é sempre uma situação difícil e muito séria.

Sobre as demais disputas: um belo duelo entre os inéditos Best Joice e Best Of Depiguá no primeiro páreo; vitória fácil da hemorrágica Tem Virtude no segundo, beneficiando-se do percurso, da pista encharcada e do clima mais ameno desta sexta-feira; e mais um êxito autoritário de No American (vai longe esse potro).

Nos pôneis, mais uma desclassificação: Chankar prejudicou competidores logo após a partida e foi desclassificado em favor dos três primeiros colocados.

A seguir, os resultados completos:

foto01
foto02
1º.Páreo – Prêmio Blocos Líricos – 800 metros – 50,6s: 1º.Best Joice – J.Júlio – R.Gomes – Stud Demerara; 2º.Best Of Depiguá; 3º.Best Prime. N/C: Belle Jeans.

foto03
foto04
2º.Páreo – Prêmio Bacalhau do Batata – 1.300 metros – 83s: 1º.Tem Virtude – R.D.Lima – J.D.Alves – Stud Amanda & Luana Muleca; 2º.Histrion Secret; 3º.Untal; 4º.Hurricane John; 5º.Xarope.

foto05
foto06
foto07
3º.Páreo – Prêmio Galo da Madrugada – 1.700 metros – 109,6s: 1º.No American – J.Júlio – I.Ferreira – Stud Silver Blue Star; 2º.Key Board; 3º.Udaloi da Faxina; 4º.Grand Gest; 5º.Tettore.

foto08
4º.Páreo – Prêmio 80 anos do Homem da Meia Noite – 1.400 metros – 89s: 1º.Campus Drive – R.D.Lima – A.Magno – Stud Cortez PE; 2º.Senhor Kirov; 3º.Onegin; 4º.Under Atlantic; 5º.El Herdeiro. Obs.: Houve reclamação para a 1ª.colocação e o animal Senhor Kirov foi desclassificado em favor de Campus Drive.

foto09
foto10
5º.Páreo – Prova Especial Carnaval 2012 – 48ª.Corrida de Pôneis – 200 metros: 1º. Soberano – Leandro Henrique – B.Silva – Haras Moura; 2º.Brutus; 3º.Stylus; 4º.Chankar; 5º.Sheik; 6º.Bred Pit; 7º.Chiquinho. Obs.: O animal Chankar foi desclassificado da 1ª. para a 4ª.colocação por prejuízos causados aos demais competidores após a largada.

Pista: Areia Encharcada

Postada em Notícias.

One Comment

  1. É ESSE O CASO, PARA SER O APLICADOR DE UMA NORMA É INSISPENSÁVEL CONHECE-LA BEM, E NÃO ACOMPANHAR INTERPRETAÇÕES “MARCIANAS” DO CÓDIGO NACIONAL DE CORRIDAS, COMO ME PARECE TER SIDO A TEORIA APLICADA NA ABSURDA DESCLASSIFICAÇÃO DE SENHOR KIROV.

    JOAQUIM MOREIRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =