Ballian é a força do XLVI Grande Prêmio Bento Magalhães
O Grande Prêmio Bento Magalhães, maior prova turfística do Nordeste, chega a sua 46ª edição reunindo alguns melhores animais em campanha do país na pista de areia e o maior jóquei brasileiro de todos os tempos: Jorge Ricardo, multicampeão das estatísticas no Hipódromo da Gávea/RJ, atualmente radicado no turfe argentino e que persegue o recorde mundial de vitórias, pertencente ao canadense Russell Baze, cerca de 90 vitórias à frente do campeão nacional.
Essa é a primeira vez que Jorge Ricardo irá montar em Pernambuco, justamente no ápice do calendário turfístico local e após a sua memorável vitória (a terceira de sua carreira) no Internacional Grande Prêmio Carlos Pellegrini, disputado no último sábado, 13 de dezembro, no Hipódromo de San Isidro, na Argentina, com o animal Idolo Porteño.
As disputas desse domingo começam as 13:30 e têm término previsto para as 17:10. Serão seis provas, com 44 animais inscritos, dos quais sete são estreantes, com destaques para o craque Montardon, um dos melhores animais de fundo do Brasil, adquirido especialmente para essa prova, e Brilliant King, que recentemente venceu a milha do GP Bento Gonçalves por diferença mínima e foi desclassificado por prejuízos no percurso.
Venha e traga a sua família para mais essa emocionante tarde de turfe, pois nesta semana, sábado e domingo serão Dias de Jockey e o Turfe é a sua Melhor Diversão.
A seguir, as indicações de cada páreo.
Boa sorte!
TEMPORADA 2014/2015
PROGRAMA DA 12ª CORRIDA
DOMINGO, 21/12/2014
GRANDE PRÊMIO BENTO MAGALHÃES
1º Páreo – 1.100 mts.- 13:30hs
PRÊMIO VALTER S.LOPES
1 – FAST ACTEON 55 1
2 – MANAÍRA 53 2
3 – CAROLETE PURSE 55 3
4 – DECENTE DO DEPIGUÁ 55 4
5 – LUTADOR 55 5
6 – CONCEPT 55 6
Indicações: Manaíra – Concept (2-6)
Manaíra teve boa estreia e é a força da carreira de abertura da domingueira. Para a dupla, ficaremos entre Concept e Lutador, sempre por perto.
2º Páreo – 1.000 mts.- 14:10hs
PREMIO JORNAL DO TURFE – MARCOS RIZZON
1 – NORMANDIA XIS 56 1
2 – SONHO REAL 55 2 EST
3 – FLYNESS 56 3
4 – A BIG WINNER 55 4
5 – AERO-BOMB 58 5
6 – ROBINSON CRUSOÉ 58 6
Indicações: Robinson Crusoé – Normandia Xis (6-1)
Páreo de difícil prognóstico, já que os melhores animais vêm de fracasso. Insistiremos na indicação de Robinson Crusoé, que não foi visto em carreira na última. Sabe muito mais e vai de Jorge Ricardo, o que é uma garantia de grande torcida. Para a dupla, ficaremos entre Normandia Xis, sempre entre os primeiros no disco, e Aero-Bomb, que vem para uma grande redução de distância. Dos demais, o perigoso estreante Sonho Real, filho de Blade Prospector na americana Pink Pijamas, por The Minstrel (CAN), 7 anos e 3 vitórias na Gávea/RJ e mais duas vitórias no Cristal/RS, muito veloz, pode surpreender; A Big Winner correu bem melhor na última, formando uma parelha de respeito; Flyness, correu menos na última, mas sabe mais e pode surpreender os mais visados.
3º Páreo – 1.500 mts.- 14:50hs
PREMIO VICTOR PAIM
1 – ROYAL PACIFC 55 1
2 – HARD PROSPECTOR 51 2
3 – MISSIL 55 3
4 – MONTAIGNE AVENUE 52 4
5 – LAMPIÃO DE BIRIGUI 54 5
6 – JUCA BALA 55 6
7 – ALBORE 55 7
8 – LORD PURSE 55 8
9 – GHETTO WARRIOR 55 9
Indicações: Lampião de Birigui – Albore (5-7)
Lampião de Birigui vem confirmando em páreos fortes, sendo a força na turma. Para a dupla, Albore, pilotado por Jorge Ricardo, que já o conhece de outras oportunidades. A seguir: Míssil, Juca Bala e Lord Purse, por perto.
4º Páreo – 1.700 mts.- 15:30hs
GRANDE PRÊMIO PEDRO ALLAIN TEIXEIRA
1 – FERUCCI MIO 56 1
2 – ALTA DEFINIÇÃO 54 2 EST
3 – ROCCO MAN 56 3
4 – BRILLIANT KING 56 4 EST
5 – QUE ESPETÁCULO 56 5
6 – SIRIGAITA 56 6
7 – BIG BRUTUS 56 7 EST
Indicações: Que Espetáculo – Brilliant King (5-4)
Que Espetáculo, ainda invicto em terras pernambucanas, encontra-se à vontade no Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira, tradicional milha do festival do Grande Prêmio Bento Magalhães. O páreo endureceu, mas confiamos na forma que ostenta o filho de Northern Afleet (USA) na grande velocista Clausen Export (USA). Ficaremos com ele firme para a ponta. Para a dupla, optamos pelo estreante Brilliant King, primeiro filho do americano Emirates to Dubai em solo pernambucano em mãe Ghadeer (FRA), vai pilotado por Jorge Ricardo. Se não sentir o fato de ter chegado apenas recentemente no Recife, é forte rival. Dos demais: os clássicos Alta Definição e Big Brutus a seguir. Atenção ainda em Sirigaita, que apesar de parecer ser inferior, venceu em ótimo tempo, sendo um bom azar.
5º Páreo – 1.000 mts.- 16:20hs
GRANDE PRÊMIO ROMEU MEDEIROS
1 – ANDROMEDA LOVER 56 1
2 – FALA NADAV 56 2 EST
3 – ARISTOCRATA 56 3
4 – BLUE TRIX MIX 56 4 EST
5 – FRAJOLA 56 5
6 – UNO PROSPECTOR 56 6
7 – QUEBONITOÉ 56 7
Indicações: Uno Prospector – Aristocrata (6-3)
Páreo de excelente nível técnico esta prova de velocidade do festival do Bentão 2014. Uno Prospector simplesmente igualou o recorde do grande Jaspion em 1.200 metros na última. Não sofrendo percalços no percurso (sobretudo na altura dos 800 metros finais), o que a montaria de Jorge Ricardo normalmente consegue, é a força. Aristocrata desta feita terá que mostrar que aguenta briga na frente, mas já está claro que é animal de alta categoria. Frajola chegou emparelhada com o provável favorito, mas parece um tanto prejudicada com a redução da distância. Andromeda Lover no Sudeste era uma “bala”. Aqui, sem estar no último furo, foi corrido de alcance e quase prega uma peça nos mais visados. Vai de Queiroz, o que é uma garantia. Os grandes Fala Nadav, Blue Trix Mix e Quebonitoé comprovam o alto nível da disputa, com expectativa de recorde, caso a pista esteja propícia a boas marcas.
6º Páreo – 2.400 mts.- 17:10hs
XLVI GRANDE PRÊMIO BENTO MAGALHÃES
1 – INTUITION 56 1
2 – OLYMPIC LEADER 56 2
3 – STOCKHOLDER 56 3
4 – BALLIAN 56 8
5 – VOLVER A GANAR 56 4
6 – FUKUGAWA 56 5
7 – MONTARDON 56 6 EST
8 – VOULE SOLDI 56 7
9 – NEUCHATEL 56 9
Indicações: Ballian – Vuole Soldi (4-8)
Chegamos ao ponto máximo da temporada turfística nordestina: o Grande Prêmio Bento Magalhães, que atinge este ano à sua 46ª edição reunindo alguns dos principais animais de fundo na areia do Brasil. Vamos às considerações: Intuition, após excelente corrida quando derrotou Ballian, foi prejudicado na partida e sumiu no GP Edísio Pereira. Terá uma tarefa complicada pela baliza e pela turma. Olympic Leader, sempre por perto, deve respeitar os mais visados, mas Bento é Bento (Leggio que nos diga…). O múltiplo ganhador de Grupo I, Stockholder atuou bem no Edísio Pereira e foi preparado o ano inteiro para essa prova. Reforça a parelha. Ballian deu um show no GP Edísio Pereira. Vai especialmente de Jorge Ricardo, que escolheu a montaria e terá que resolver o problema da baliza 8 na largada, sem prejudicar os demais competidores. Volver a Ganar, acreditamos, estaria melhor situado nos 2.000 metros do Clássico José Maria Sampaio. A esperança é o trabalho do competente treinador F.A.Viana. Fukugawa, após uma atuação excepcional na estreia, parece ter corrido um pouco menos na seguinte, apesar de ter formado a dupla para Ballian. Em caso de percurso favorável, é inimigo. O multiclássico Montardon, 5 anos e 9 vitórias, fracassou na última apresentação da Gávea/RJ, porém recentemente era considerado o melhor animal da distância no país. Vem do capricho do mestre Dulcino Guignoni e apesar de ter chegado muito próximo à corrida, convém respeitar. Vuole Soldi correu com excessivo alcance na última. Vai de Alan Maciel, o que significa muita torcida, pois vem chegado sempre próximo. Neuchatel correu razoavelmente bem na estreia, mas também foi prejudicado na partida. Boa pule para os azaristas, pois leva a categoria de Antônio Queiroz no dorso.
Dicas do Dr. Marcação:
A Barbada do Programa: 4ºP: Que Espetáculo (5)
A Melhor Dupla: 4ºP: Que Espetáculo – Brilliant King (5-4)
As Melhores Alternativas: 1ºP: Manaíra (2); 2ºP: Normandia Xis (1); 3ºP: Lampião de Birigui (5); 4ºP: Que Espetáculo (5); 5ºP: Andromeda Lover (1); 6ºP: Montardon (7)
A Acumulada Combinada: 1ºP: Manaíra (2); 3ºP: Lampião de Birigui (5); 4ºP: Que Espetáculo (5).