Por: Chico Mendonça e Serginho Santana.
Fotos: Chico Mendonça e Fernando Carvalho.
– Faltando apenas duas corridas para o encerramento do ano hípico de 2022, o Concurso Melhores do Ano começa a se definir em algumas categorias. Jóquei, Treinador e Cavalariço, essas três categorias já tem os campeões definidos. Alan Maciel, na categoria de jóquei, M.L.Maciel deve ser o campeão entre os treinadores e Júlio Cesar, entre os cavalariços.
– Na categoria de Proprietários, Renato Medeiros Barbosa (Stud Remar) lidera com a pequena vantagem de 18 pontos para o segundo colocado, o Stud Pontual de Recife, com 227 pontos. De sirene ligada, o Stud São José dos Bastiões ocupa a terceira colocação com 209 pontos, 36 a menos do que o primeiro colocado. Com o numero de animais e a médias de pontos que vem conquistando nas programações, o Stud São José dos Bastiões tem muitas chances de virar o jogo até o final do certame. Haja emoção.
– Paulo Henrique Farias A. Pereira, 175 pontos, Stud Imperial Recife, 148 pontos e Eduardo Luiz Ferreira da Silva, com 102 pontos, vão brigar pelas duas últimas vagas.
– Com o placar totalmente indefinido, a categoria dos animais não deve fugir a regra dos concursos passados onde os vencedores foram conhecidos na ultima corrida. Eggoista lidera com 88 pontos. Forte candidato ao título, mas Paco Camino, o vice-líder com 85 pontos, tem muita chance de virar o jogo. Oitenta Por Hora, que liderou o certamente durante várias reuniões, está de volta à raia, deixando acesa a briga pelo título de melhor cavalo de 2022. A briga por vaga no placar é grande. Do quarto colocado, que é Take Right, com 72 pontos, ao décimo primeiro, que é Bateria com 50 pontos, fica a vaga aberta para os animais Jonny Cash, Seawind, Primo Claudio, Ourinho da Mamãe, Colorado Bullet e Tomo Y Obligo, completarem o pódio dos vencedores.
– Os comentários da semana nos bastidores foram as atuações das éguas Medalha e Geluva D’Anafer. Ambas largaram com atraso e chegaram correndo muito. Medalha formou a dupla para Last King. Geluva D’Anafe deu um verdadeiro passeio na raia vencendo com vários corpos os 1.400 metros do segundo páreo. Um detalhe. Ambas foram conduzidas pelo aprendiz Antony Cardoso, que está aprendendo direitinho a arte de conduzir um animal PSI.
– Jonny Cash (Stud Imperial Recife) deixou as cocheira do Treinador R.Gomes. O filho de Alcorano e Donna Quixote vai correr sob os cuidados da Treinadora E.S.Gomes (Neném).
– Depois dos trabalhos visando o grande prêmio Edisio Pereira, o vencedor do grande prêmio Bento Magalhães, Capitão Barbosa, saiu da raia sentido dos locomotores. O Treinador M.Oliveira informou que Capitão Barbosa vai passar por uma avaliação de veterinários e só depois vai decidir qual o seu destino.
– Após sindicância referente a 7ª corrida em 29 de outubro, festival do grande prêmio Bento Magalhães, a Comissão de Corridas do JCPE, decidiu cancelar as suspensões impostas aos jóqueis F.Larroque e M.Gonçalves. A Comissão manteve a multa de R$ 400,00, para cada um dos profissionais.
– O Stud Pontual de Recife botou a venda os animais. Quetal, Seawind, Baioneta Thunder, Kamotim, Caribean e Latino Outlaw. Os interessados poderão examinar os animais nas cocheiras com os treinadores M.Oliveira e J.R.Santos.
– Givanilton Gomes de Melo (G.Melo), está voltando às atividades no turfe pernambucano. G.Melo, que começou montando no Recife, fez uma boa temporada no turfe carioca e atuou em vários países da Europa, deu entrada na matricula de jóquei junto a comissão de corridas. G.Melo não deverá atuar na programação do dia 26/11, podendo atuar na programação do encerramento ou na primeira reunião de janeiro de 2023.
– Ainda falando da marcante programação do grande prêmio Bento Magalhaes 2022, o Treinador F.A.Viana, que venceu a prova com o animal Capitão Barbosa, nos pediu um espaço para fazer um agradecimento muito especial a sua filha Priscila Viana, médica veterinária, que trabalhou intensamente no preparo do filho de Elmustanser (GB) Beara. Dra. Priscila Viana foi responsável pela parte clínica e exames do campeão do Bentão 2022.
– Do Rio de Janeiro, Leandro Henrique, o nosso Braço de Mola, manda dizer que está em franca recuperação e em janeiro voltará as atividades.