Bastidores do turfe pernambucano 22/06/23

Por:  Chico Mendonça e Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça e Fenando Carvalho

As fotos do Hipódromo da Gávea foram gentilmente cedidas pelo fotografo Sylvio Rondinelly

– A Comissão de Corridas do JCPE formou quatro páreos para a programação do dia 01 de julho de 2023, inicio da temporada 2023/2024. Apenas uma estreia está programada para a reunião: Don Juan de Marco, um macho alazão, filho de Tiger Heart (USA) e Desejada Win, de propriedade do Stud Sofia e Alice. A estreia será no 1º páreo, na distância de 1.300 metros.

Quatro páreos na programação do início da temporada 2023/2024.

– Depois das festividades do Grande Prêmio Brasil 2023, as atenções dos turfistas pernambucanos ainda estarão voltadas para o Hipódromo da Gávea, principalmente pelas corridas da segunda e terça feira, com a estreia de mais um aprendiz oriundo do turfe pernambucano. Trata-se de Brunno Roberto Poroca de Melo, que teve uma boa passagem pelas corridas de animais da raça pônei e posteriormente como aprendiz na Madalena. Brunno Melo, 16 anos, que nos programas da Gávea montará com o nome R.Melo, fará sua estreia no primeiro páreo da noturna da segunda-feira 26 no dorso do animal Jamaicano, na distância de 1.300 metros. No total, Brunno assinou sete montarias. Quatro na segunda feira e três na terça feira. No último páreo da jornada na terça feira, Brunno estará montado ao lado do irmão Breno, que já é aprendiz de primeira categoria no turfe carioca. Desejamos boa sorte ao nosso aprendiz.

Brunno Melo vencendo o páreo teste com Francimar Balada.

– Na programação da 20ª corrida, a Comissão de Corridas do JCPE fez uso de um novo aparelho e sistema do photochart. As fotos são bem mais nítidas, dando mais segurança para os comissários na decisão dos páreos em que for necessário a revelação das fotos.

Novo photochart. Mais qualidade e precisão na resolução das fotos.

– A Joqueada da programação da 20ª corrida realizada na tarde do sábado 10, não vai para o vencedor das estatísticas e nem para os que ficaram em segundo e terceiro lugar. Vai para o futuro Jóquei Lázaro Gabriel. Ele deu uma excelente condução ao pônei Neymar, suportando com muita firmeza o ataque de Pele, que vinha voando baixo com a tocada de Pedro Fernando. O páreo foi decidido nos metros finais com o auxílio do photochart. Lázaro Gabriel, que substitui Dayvison Geovane, de quebra ainda passou a liderar o torneio Melhores do Ano com 41 pontos.

Chegada eletrizante entre Neymar (Lázaro Gabriel) por dentro e Pele (Pedro Fernando) por fora. Duas ferinhas que vão brilhar no futuro.

 

– A égua Luniara volta à pista na programação do sábado 24 em Cidade Jardim. Depois de uma boa estreia na programação do Grande Prêmio São Paulo 2023, a filha de Vontade de Matar reaparece numa prova em 1.800 metros e será conduzida pelo Magic  J. Moreira.

Com a condução de J.Moreira (Magic Moreira) Luniara vai tentar a primeira vitória no turfe paulistano.

– Ainda vibrando com a aquisição de Olympic Impact, Paulo Henrique Pereira acha que vai inscrever dois animais no Grande Prêmio Roberto Sá. Tudo indica que a égua Que Vida Loca deverá ser a escolhida para correr de faixa os 1.900 metros em agosto.

– Lionel The Best, a mais nova aquisição do Stud São José dos Bastiões, vem para atear fogo nas provas clássicas do segundo semestre na Madalena. A noticia foi dada pelo titular do Stud São José dos Bastiões, Paulo Paiva, através de mídias sociais. A negociação entre o Stud H & R e o Stud São José dos Bastiões aconteceu após o GP Brasil 2023. Lionel The Best, é um filho de Christine’s Outlaw (USA) e Richezza Estrelada.

– Ciro Feitosa, titular do Stud Turfe Recife, adquiriu o animal Go Petrus Go.  O castanho, filho de Catcher In The Sky (ARG) e Batuta (USA), tem cinco apresentações e uma vitória na Gávea, cinco apresentações e duas vitórias em Cidade Jardim. No Cristal, venceu quatro corridas em 26 saídas a pista. Inscrito no último páreo da programação do dia 22/06, no Cristal em 1380 metros, Go Petrus Go venceu com forte atropelada, na condução de C. Farias. Na próxima semana, ele será enviado para o Hipódromo da Gávea e depois seguirá para o Recife.

– O Stud The Barros está trazendo para o Recife o animal Jethro (Banking (ARG) e Metropolitana). Jethro tem 26 apresentações na Gávea, uma vitória e 12 colocações e uma apresentação em Cidade Jardim.

– Depois de um prolongado descanso na fazenda na Cidade de Feira Nova, as éguas Medalha e Bateria, filhas de Stockholder, serão trazidas para continuar campanha na Madalena. A previsão do retorno é para o mês de julho.

Filha de Stockholder, Bateria estará de volta à raia pernambucana.

– O cavalo Baby Shark mudou de cocheira. O castanho foi adquirido por Marcelo Henrique da Silva (Stud H.M.Silva) e já está sob os cuidados do treinador R.Gomes.

– Aniversariantes do mês de junho: Sexta feira 09, Ricardo Maranhão e Dr. Pedro Andrade. Dia 20, Thiago Godoy. Parabéns!

– Jonny Cash, do Stud Imperial Recife, está à venda. Interessados entrar em contato com Serginho Santana.

– Lord Trick, do Stud Sofia e Alice, foi adquirido pelo Embaixador do Turfe Nordestino, Guarany Mont’alverne. Deve seguir viagem para o Derby Clube Sobralense.

– O Presidente do Derby Clube Sobralense, Sérgio Neves, está trabalhando para manter a tradicional programação de julho, aniversário da Cidade de Sobral. Ele adquiriu três animais para o Derby, e tem mais dois que estão sendo adquiridos por proprietários locais. Atualmente, o Derby conta apenas com oito animais alojados nas cocheiras do clube. Os animais adquiridos foram; Old Wish (Cape Town (USA) e Gorioroba do Ipê), uma fêmea castanha de 2027, criação do Stud Red Rafa. Simard (My Cherie Amour e Annés Dorées), fêmea castanha de 2018, criação do Haras Doce Vale. Nergy Prospector (Taludo e Snake). Fêmea castanha de 2018, criação do Haras América do Sul.

– O Stud Sampaio botou a venda o castanho Winalot, 3 anos uma vitória, que defendeu a farda Azul Estrela Branca no festival do GP Brasil 2023. Interessados entrar em contado com Fernando Sampaio.

– O campeão das estatísticas da categoria jóquei, Alan Maciel, lidera com muita facilidade a V Edição do Torneio Melhores do Ano. Vencedor das quatro edições do torneio, Alan já ultrapassou a barreira dos 200 pontos, Está com 203, 52 a frente do cearense F.H.Costa, com 151 pontos. W.Gomes é o terceiro colocado com 136 pontos.

Alan Maciel já ultrapassou a barreira dos 200 pontos no Torneio Melhores do Ano de 2023.

Flashes dos pernambucanos na programação do Grande Prêmio Brasil 2023.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Nossos agradecimentos ao Jornal do Turfe pelas fotos cedidas da programação do GP Brasil 2023.

 

 

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.