Por Chico Mendonça e Serginho Santana
Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho – Diego Nunes
– A Comissão de Corridas do JCPE formou uma excelente programação para o Grande prêmio Roberto Sá. Serão disputados sete páreos bastante equilibrados. O principal, que leva o nome do homenageado, formou com oito inscrições. A primeira prova da Tríplice Coroa Pernambucana 2023, em 1.200 metros, formou com cinco animais.
– Na estreia ele surpreendeu e na corrida seguinte confirmou. O potro Coração Sobralense, um filho de Yankee Bullet e Falla, se tornou o primeiro animal nascido nas terras de Sobral, no Haras Rancho Dona Conceição, a vencer uma corrida no Jockey Club de Pernambuco. Preparado pelo Treinador Alexandre Magno Bezerra e conduzido com maestria pelo aprendiz J.Victor, Coração Sobralense defendeu com muita garra as cedas do Haras Cariri/Stud Sampaio.
– Muito comemorado o retorno da farda de Carolina Augusta Fonseca de Oliveira aos programas do Jockey Club de Pernambuco. O castanho Neville, conduzido por F.H.Costa e apresentado na pista pelo treinador J.A.Barros, não decepcionou e levantou com autoridade os 1.200 metros do 3º páreo, Prêmio Antônio Pereira da Silva Neto (Totonho). Parabéns aos responsáveis pelo retorno e a direção do JCPE pelas homenagens da programação.
– As joquedas da semana da programação da Prova Especial Paulo Paiva ficaram para os jóqueis F.H.Costa, que deu um show de montaria no dorso de Olympic Petrus, da largada a chegada do principal páreo, para W.Gomes, pelo excelente percurso com Il Campione no 4º páreo, e para o aprendiz João Victor, pelas duas lindas vitórias, no 1º páreo com Coração Sobralense, amparando com muita categoria a forte atropelada de Don Juan de Marco com o experiente F.Sales, e no 2º páreo com Avião Sureño.
– Il Campione, do Stud Pontual de Recife, deixou claro que vai dar muito trabalho nos páreos de velocidade. A condução do jóquei W.Gomes foi impecável no dorso do pupilo de M.L.Maciel.
– Don Juan De Marco, do Stud Sofia & Alice, fez uma boa corrida e logo deverá sair da turma eliminatória. Nos metros finais, quando vinha para decidir a corrida, ele levou um ligeiro top em frente às arquibancadas, o que não tirou o brilho da vitória de Coração Sobralense.
– Na partida do 1º páreo Prêmio Sandra Barros, o jóquei M.Oliveira, no dorso do potro Seu Hervê, do Sud Pontual de Recife, machucou o joelho e não montou mais na programação. Ele foi substituído pelos jóqueis W.Gomes, no 4º páreo e W.Pereira no 5º páreo.
– Após a realização do GP Aniversário da Cidade de Sobral, o Derby Clube Sobralense vai realizar a segunda reunião da temporada 2023/2024 no sábado 19/08. Sob o comando do Presidente Sérgio Neves, serão realizados quatro páreos, com início às 15h10. O último páreo, na distância de 1.700 metros, está marcado para as 17h20, com a inscrição dos animais He’s Gold e Biny Light, do Stud Magi e Golden Point, do Stud Neves, vencedor do Grande Prêmio Cidade de Sobral 2023.
– Depois das fracas atuações na programação da 4ª corrida Prova Especial Paulo Paiva, os animais Komka e Lionel The Best mudaram de treinador, estando agora aos cuidados de J.R.Cifuentes. Chacabuco, Ingo Hoffman e Nepal continuam com o treinador C.A.Nascimento. J.R.Cifuentes adiantou que Lionel The Best será preparado para a temporada clássica mas não vai correr os 1.900 metros do grande prêmio Roberto Sá, no dia 26/08.
– Os turfistas Ciro Feitosa, Carolina Fonseca e Luiz Arruda (Lulinha), adquiriram o animal Don Bizarro. O alazão, de criação do Haras São José da Serra, que tem cinco vitórias na Gávea e cinco no Cristal, vem para correr os páreos de velocidade na Madalena. Não será criado um novo Stud, o mesmo irá correr na farda do Stud Pontual de Recife.
– Primo Claudio foi negociado com o Haras Bongy PE e já está sob os cuidados do treinador Thiago Souza. Os titulares do Stud Anderson Recife ainda não tem um nome para substituir o alazão.
– A nota triste da semana foi o falecimento do turfista Aurelio Pereira Franco de Sá, um dos filhos de Roberto Sá, ocorrido na manhã dessa quinta feira 17. A todos os familiares e amigos nossos sinceros sentimentos de pesar.
– Campanha dos jóqueis pernambucanos que atuaram na jornada dessa semana no hipódromo da Gávea: Leandro Henrique foi o mais vitorioso, cruzando o disco em duas oportunidades. No domingo venceu o 7º páreo no dorso do animal Xperanza. Na segunda feira, o Braço de Mola fez uma reta primorosa no dorso da égua Ligeira, depois de uma emocionante luta com a égua Roman War, com J. Aparecido no dorso. W. Xavier, que estará no Recife na programação do Grande Prêmio Roberto Sá, venceu o quarto páreo na terça-feira, com Shaquille, e A.M.Silva cruzou o espelho na frente no 7º páreo com Skyfleet.
– No ultimo páreo da programação do hipódromo da Gávea, o jóquei cearense A.N.Mesquita, que já teve passagem pelo turfe pernambucano, conquistou sua primeira vitória no turfe carioca com o animal de propriedade do Stud Rancho Flash, Tabãozeppe, de Oman Carneiro. Parabéns ao A. N. Mesquita.