Bastidores do turfe pernambucano 25/08/23

Por Chico Mendonça – Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Carolina Fonseca – Fenando Carvalho

– Campeão de nove estatísticas e tetracampeão do Torneio Melhores do Ano, o jóquei Alan Maciel está trocando mais uma vez o turfe pernambucano pelo turfe carioca, hoje o turfe mais concorrido do Brasil. Alan embarca para o Rio de Janeiro no domingo 27, após a realização do XXVI Grande Prêmio Roberto Sá. No Torneio Melhores do Ano 2023, Alan é o líder com 275 pontos, 64 a mais do que o  segundo colocado, o jóquei F.H.Costa com 211 pontos. Para conquistar a quinta edição do torneio, Alan vai precisar contar com a sorte ou a possibilidade de estar no Recife nos dias dos principais grandes prêmios com boas montarias. Desejamos sucesso para A.Maciel nesse seu novo desafio.

Alan Maciel se despede no sábado do seu fã-clube.

– O Jóquei W.Xavier será o único jóquei visitante nasfestividades do XXVI Grande Prêmio Roberto Sá. Contratado por Paulo Henrique Pereira, Will vai montar os animais Damazo no 3º páreo, Lord Glory no 4º páreo e Olympic Impact no 7º páreo. Will só não vai estar no dorso da invicta Catedral, que foi um pedido especial de Alan Maciel para conduzir a filha de Catch a Flight (Arg) e Cameron Diaz, invicta em cinco apresentações com a condução de Alan Maciel.

W.Xaxier. Estrela do turfe pernambucano presente no festival do Roberto Sá 2023.

– O cavalo Aquarius, que teve problemas na partida no dia da sua estreia na Madalena, sofreu uma lesão e teve que passar por um procedimento cirúrgico no Hospital de Equinos Trote, na Cidade de Caruaru, a 130 km do Recife. Segundo informações que nos foi passada, a cirurgia foi um sucesso e Aquarius deverá retornar para o Jockey Club no prazo de sete a dez dias.

Aquarius. Fora das principais provas do turfe pernambucano em 2023.

– Com o alazão Aquarius foras das disputas provavelmente até o mês de novembro, o Stud Pontual de Recife não perdeu tempo e foi em busca de um substituto para representar a farda nos grandes prêmios Manoel Medeiros, Bento Magalhães, Edisio Pereira e  Sérgio Paiva. O nome escolhido foi do castanho C’est Possible, um filho de Victory Is Ours e Utopia, que traz uma campanha de sete vitórias, sendo seis na Gávea e uma em Cidade Jardim.

O Stud Pontual não perdeu tempo e adquiriu o castanho C’est Possible. (Foto Sylvio Rondynelly)

– As éguas Bateria e Medalha começaram os treinamentos visando o retorno às corridas. Medalha fez o primeiro floreio de 600 metros e Bateria deu um galopão de 400 metros. O treinador W.Maciel disse que ambas deverão fazer o primeiro trabalho após o retorno ao JCPE na tarde da sexta feira 25.

Medalha. Galope na segunda feira 21, com M.Silva no dorso.

– Apresentando claudicações nos anteriores, Nepal está fora do Grande Prêmio Roberto Sá 2023. O pupilo do Stud São José dos Bastiões não tem previsão de retorno às corridas.

– Nas Ilhas Maldivas, Michel Platini continua faturando. No sábado 19, ele foi para a foto da vitória com Global Glory, no 6º páreo em 1365 metros.

– No Hipódromo Noruega Derb Day, brilhou a estrela do pernambucano Sandro Paiva. No domingo 20, Sandrinho venceu um páreo comum em 2.400 metros grama com o cavalo My French Dream, um castanho quatro anos quatro vitórias em nove apresentações, e uma prova de Grupo 3, o Marit Seaaas  Minnelop,  1.800 metros pista de grama com o cavalo Hard One To Please. Michel é Sandrinho são jóqueis oriundos do Projeto Jóqueis do Futuro do JCPE, brilhando no turfe internacional. Parabéns.

S.Paiva. Venceu com Hard One To Please,  prova de Grupo 3 no turfe da Noruega.

– Aniversariantes do mês de agosto:  Niltinho Brederode, Ricardo e Edisio Pereira (21/08), Antônio Elias Salomão e o Jóquei M.Silva, este completando 47 anos. Parabéns a todos os aniversariantes!

– Na programação do domingo 20 e segunda-feira 21, dos jóqueis pernambucanos que atuam no hipódromo da Gávea só não venceu o jóquei A.M.Silva. Leandro Henrique, W.Xavier e B.Melo estiveram na foto da vitória. W.Xavier venceu no domingo o 3º páreo com Layla, e o 6º páreo com Rauschenberg, travando uma sensacional luta com L. Henrique que formou a dupla com Oliver In Camelot.  No 5º páreo em 1.900 metros, o Braço de Mola levou para o disco o castanho Intuito Campeão.

– Na programação da segunda-feira, L. Henrique foi para a foto no 2º páreo com Quilograma e no 8º páreo com That’s Life. No 4º páreo, em 1.400 metros pista de areia, chegou a trifeta pernambucana pagando um rateio de R$. 4.813.90. O aprendiz B.Melo chegou na frente com o animal Herobrine e em seguida chegaram A.M.Silva com Happy-Rich em segundo e W.Xavier em terceiro com Giant Irish.

– Os turfistas de Sobral Roberto Farrapo e Davi Parente nos mandaram mensagens agradecendo as divulgações das corridas do Derby. Para nós que fazemos os Bastidores do Turfe Pernambucano será sempre um prazer divulgar as atividades e eventos do nosso co-irmão, o DCS. É só nos mandar as noticias.

– As apostas dos arremates para a programação do XXVI Grande Prêmio Roberto Sá estão bombando, mas uma aposta em especial mexeu com os bastidores do turfe nessa tarde da quinta-feira 24. A aposta foi  no 2º páreo, entre os turfistas Carolina Fonseca, que vai torcer por Neville, que fez uma excelente estreia vencendo em 1.200 metros, e Paulo Pereira, que vai torcer por mais uma vitória da sua invicta Catedral, com cinco vitórias a fio. Neville vai com a condução de F.H.Costa, que diz que não perde, e Catedral vai com o líder das estatísticas A.Maciel, que está deixando o turfe pernambucano e quer levar na bagagem a sexta foto com Catedral.

A aposta milionária entre Carolina Fonseca ( Neville) e Paulo Pereira (Catedral). Quem vai levar o grande bolão?

– Para quem está curioso para saber o valor da aposta entre Carol Fonseca e Paulo Pereira, o valor foi de R$ 10,00 reais, que será doado ao cavalariço do animal vencedor. São esses gestos de alegria, descontração e respeito que enaltecem e fazem bem ao turfe. Que vença o melhor e que o cavalariço vencedor gaste o dinheiro com moderação.

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.