Bastidores do turfe pernambucano 01/09/23

Por: Chico Mendonça – Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho

– O turfe pernambucano viveu no sábado 26 mais uma tarde de Grande Prêmio Roberto Sá, tradicional prova do turfe nordestino e que atrai um grande numero de turfistas e de familiares do homenageado. Esse ano, a vitória no principal páreo foi do alazão In Fact, do Haras Depiguá. Treinado por R.Gomes e conduzido com muita tranquilidade pelo jóquei Gabriel Martins. Brincando na raia, In Fact cravou o tempo de 125.1s.

In Fact. Deu um passeio no GP Roberto Sá.

– Após a premiação do 7º páreo, Grande Prêmio Roberto Sá, o titular do Haras Depiguá Dr. Carlos Baltar disse que o planejamento para o animal In Fact é correr os principais grandes prêmios do turfe pernambucano, e, após a realização do grande prêmio Sérgio Paiva, em dezembro, enviar o filho de Midshipman (USA) e Stormin Julia (USA) para a sede do Haras Depiguá, onde servirá na reprodução.

– A égua Catedral não conseguiu manter-se invicta no areão da Madalena. Catedral estava tentando a sexta vitória consecutiva ao ser derrotada por Neville, invicto com duas vitórias, animal de propriedade de Carolina Fonseca, vencedora da aposta milionária (R$ 10,00 reais) com Paulo Pereira.

– 90 dias:  Este é o período de suspensão do jóquei M.Oliveira. 60 dias pelo prejuízo causado a competidores na reta de chegada (Go Petrus Go) no 4º páreo prêmio José Vicente de Araújo, e mais 30 dias por infringir o Art 33 do Regramento Nacional de Corridas, no 5º páreo (Seu Hervê).

– O Treinador J.A.Barros, foi um dos destaques da programação. Das suas quatro inscrições três foram para a foto da vitória. João Barros venceu com Ourinho da Mamãe, no 1º páreo, Neville no 2º páreo e Go Petrus Go no 4º páreo.

J.A.Barros. Destaque entre os treinadores .

– Criação do Haras Depiguá e propriedade do Stud C.M.L. Recife, a potranca Minuxa, uma filha de Vontade de Matar e Lúnula, irmã inteira de Luniara, deu um show na disputa da primeira prova da Tríplice Coroa Pernambucana. Na reta de chagada, a alazã, treinada por R.Gomes, não tomou conhecimento dos adversários e faturou a Prova Especial Felipe Camarão, dando o primeiro passo para conquistar a tríplice coroa 2023. A segunda prova da Tríplice Coroa será no dia 23 de setembro em 1.400 metros, Prova Especial Duarte Coelho. Em 2024, Minuxa e Mileum deverão ser enviados para cumprir campanha no sul. Ainda não foi decidido se seguirão para Gávea ou Cidade Jardim.

Minuxa e Mileum. Novos planos em 2024.

 

– O jóquei F.H.Costa, um dos destaques da programação do dia 26, é o atual líder das estatísticas do turfe pernambucano com sete vitórias. No Torneio Melhores do Ano 2023, F.H.Costa é o vice-líder com 240 pontos, 45 atrás do líder A.Maciel que se transferiu para o turfe carioca. Em caso de uma virada no placar, F.H.Costa que está com 67 pontos a frente do terceiro colocado o jóquei W.Gomes, será o primeiro a quebrar a hegemonia do grande campeão Alan Maciel, campeão das quatro edições do torneio.

F.H.Costa. Atual líder das Estatísticas 2023/2024.

– Mais um lote de animais desembarcou na Madalena na manhã da quarta feira 30. Vinheram no lote os animais Pacto Secreto, de propriedade de Giovanni Magi; Don Bizarro, da sociedade de Ciro Feitosa, Carolina Fonseca e Lulinha Arruda, mas que deverá correr com a farda do Stud Pontual de Recife; Clássica Dolar, do Stud H.M.Silva e C’Est Possible, do Stud Pontual de Recife.

O Treinador M.L.Maciel nos informou que o alazão Aquarius deverá receber alta da clinica em Caruaru no início da próxima semana. O Stud Pontual de Recife comemora o sucesso do procedimento cirúrgico realizado no filho de Goldkovic, que deverá voltar às atividades possivelmente no mês de novembro.

– Luniara, criação e propriedade do Haras Depiguá, correrá no sábado 02 de setembro em Cidade Jardim a XXIX Copa Japão de Turfe em 1.600 metros. Será o 9º páreo do programa marcado para as 17h. A torcida pernambucana vai junto.

Luniara. Vai correr Grupo em Cidade Jardim.

– O Jóquei Alex Siqueira (Leleco) deu um show à parte na programação do Tarumã, realizada na sexta-feira 25/08. Dos sete páreos que montou, Leleco cruzou o disco na frente em três oportunidades, superando as dificuldades da pista que estava bastante encharcada. A primeira vitória aconteceu no 4º páreo, Prova Especial Polícia Militar do Estado do Paraná em 1.200 metros com o cavalo Qatar do Iguassu, que derrotou Noite Linda com J.Severo (SP), depois de uma reta repleta de emoções. No 7º páreo, em 1.200 metros, no dorso de Quesnay, a vitória foi bem mais fácil, cruzando o espelho com larga vantagem dos demais. Mas nos 1.100 metros do 8º páreo não faltou emoção da largada a chagada. O pilotado de A. Siqueira, Q’Party Do Iguassu, e Forestry Veloce, com L.Zantedeschi no dorso, fizeram uma reta final de tirar o fôlego com Q’Partry Do Iguassu, dominando nos metros finais da corrida. No 1º páreo e no 5º da programação, Leleco foi segundo com Prime Do Iguassu e Q’Lara Do Iguassu, respectivamente. Parabéns para o nosso Leleco, pernambucano que vem se destacando no turfe paranaense. A torcida na cocheira do Haras Depiguá foi grande.

– No domingo, o JCB prestou homenagem ao Exército Brasileiro.  O destaque dos pernambucanos ficou por conta de L.Henrique, que cruzou o espelho na frente em três oportunidades. Abriu a reunião vencendo no dorso do animal Ashford South. No grande Prêmio Duque de Caxias, em 2000 metros pista de grama, Leandro passou na frente com Lady Rose, do Stud Pedudu, e no 7º páreo em 1.400 metros Prêmio Tenente-General Carlos Antônio Napion, o Braço de Mola levou para o disco o animal Madero, do Haras Sweet Carol. Na noturna da segunda-feira 28, W.Xavier, que atuou na programação do grande Prêmio Roberto Sá no JCPE, não deixou passar em branco e faturou o 4º páreo 1.900 metros Prêmio Vitalina, com Quasiment, do Stud Red Rafa. Fechando o conjunto de reuniões na terça-feira 29, W.Xavier levou para o disco o animal Zirbro, no 1º páreo, e L.Henrique venceu com Donna Plenty.

– Na resolução do JCB de 30 de agosto de 2023, a Comissão de Corridas concedeu matricula provisória de 90 dias para o jóquei Alan Maciel, e na mesma resolução passou o aprendiz B.Melo para a categoria de jóquei por ter comprido o tempo regulamentar e haver demonstrado aptidões para o exercício da profissão.

A.Maciel. Liberado para assinar montarias para os próximos conjuntos de reuniões.

– Para quem estava com saudades, a programação da 6ª corrida será realizada no domingo. Serão realizados cinco páreos que servirão de preparação para a programação do grande prêmio Manoel Medeiros no dia 23 de setembro.

– Quarentona, de Joaquim Moreira da Silva, é a única estreia programada para a próxima corrida. Inscrita no 2º páreo 1.300 metros, Quarentona é uma fêmea castanha, 4 anos. Filha de Going Somewhere e Jaboticaba. Criação do Haras Phillpson. O treinador  é A.Bezerra. Tem 14 apresentações em Cidade Jardim, 01 vitória, 03 colocações.

Quarentona. Estreia de Joaquim Moreira na programação da 6ª corrida. 10/09

– A noticia dos bastidores foi a nova sociedade do turfe pernambucano entre o Stud São José dos Bastiões e o Stud Pontual de Recife.

– Serginho Paiva, do Stud São José do Bastiões, botou à venda os animais Chacabuco, Fatal Bull e Pit Stop, que ainda não estreou na Madalena. Para maiores informações, entrar em contato com o Treinador C.A. Nascimento (Beto).

Chacabuco.

 

 

 

 

 

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.