– Devido ao feriado da independência, as corridas da 6ª reunião foram realizadas no domingo 10/09. O público compareceu em bom número para prestigiar as seis provas (5 de PSI e uma de pôneis) disputadas na programação, uma pequena prévia do Grande Prêmio Manoel Medeiros, que será realizado no sábado 23/09.
– As atenções do turfe nordestino agora estão voltadas para a programação do XXII Grande Prêmio Manoel Medeiros, que terá uma jornada de oito páreos e oito animais estreantes. O principal páreo, que leva o nome do homenageado, formou com sete animais. Go Petrus Go, invicto em duas apresentações, vai enfrentar o favorito In Fact, que vem de expressiva vitória no Grande Prêmio Roberto Sá, Olympic Impact, os estreantes He’s Gold e C’est Possible, além de Coração Sureño e Adicionado.
– A prova de velocidade do festival, o Clássico Zélia Dias Medeiros, 1.100 metros, formou com cinco concorrentes. Isnar, Alma Viva (estreante), Catedral, Il Campione e Primo Claudio.
– Outro grande destaque da programação será a segunda prova da Tríplice Coroa Pernambucana, na distância de 1.400 metros. Vencedora da primeira prova, a potranca Minuxa vai tentar dar o segundo passo para a conquista da Tríplice Coroa 2023.
– Mesmo não tendo obtido colocação nos dois páreos que montou, o jóquei R.Borges deixou boa impressão entre os profissionais e o publico presente. Mostrou domínio de rédeas, noção de percurso, fez uma boa largada nos 1.700 metros e não explorou os animais quando viu que os mesmos não tinham condições de obter colocações na corrida. Parabéns pela boa estreia!
– A joqueada da semana da 6ª corrida foi para o aprendiz Antony Cardoso, que junto com o seu colega J.Victor proporcionaram uma reta de muitas emoções na disputa dos 1.700 metros do 4º páreo da programação. Antony Cardoso terminou vencendo esta prova com o tordilho North Face, superando Paraiso Fiscal, de João Victor. Antony, que também levou para a foto da vitória a égua Lança Perfume, do Haras Bongy PE, foi o escolhido dos turfistas que votaram no aplicativo Instagram.
– Carolina Fonseca, que vem fazendo um ótimo trabalho nas mídias sociais do JCPE, foi efetivada como a mais nova Comissária de Corridas. Pouca gente sabe mas, na gestão de Ricardo Pereira, Carol Fonseca já havia assumido este mesmo cargo. A Comissão de Corridas atualmente é composta por Ciro Feitosa (presidente), Nelson Valença, João Victor Medeiros, Augusto Correia (Guga) e Carolina Fonseca.
– Com a ida do jóquei Alan Maciel para o turfe carioca, O Jóquei F.H.Costa tem grandes chances de assumir a liderança do Torneio Melhores do Ano de 2023, que ainda tem Alan Maciel na liderança com 285 pontos, 33 a mais do que o vice-líder com 252. Já na atual Estatísticas 2023/2024, F.H.Costa é o líder com oito vitórias e Alan Maciel ocupa a vice-liderança com quatro vitórias.
– Na categoria de treinador, J.A.Barros assumiu a liderança das estatísticas somando oito vitórias e começou uma forte reação no Torneio Melhores do Ano, encostando nos quatro primeiros colocados. O líder do torneio é o treinador M.L.Maciel, com 281 pontos. C.A.Nascimento ocupa a segunda colocação com 171 pontos, T.Souza, é o terceiro colocado com 159 pontos e J.A.Barros é o quarto colocado com 131 pontos.
– Paraiso Fiscal, Olympic Petrus, Catedral, Il Campione, Neville, Ourinho da Mamãe e Go Petrus Go dividem a liderança das estatísticas da atual temporada com duas vitórias cada. No Torneio Melhores do Ano, Silver Blue é o líder com 78 pontos e Isnar o segundo colocado com 62 pontos. Catedral ocupa a terceira colocação com 59 pontos. A briga por vaga no placar promete fortes emoções, já que na mesma balada vem os animais Olympic Petrus, com 58 pontos, Mindfullness e Primo Claudio com 50 pontos, e Ourinho da Mamãe, que vem se aproximando com 45 pontos.
-Lord Glory, de propriedade de Paulo Henrique Pereira, foi enviado para cumprir campanha no Hipódromo da Gávea e ficara aos cuidado do treinador Léo Reis. No Recife, Lord Glory obteve 2 vitórias e 4 colocações em 8 apresentações.
-Na categoria escolinha, Pedro Fernando reassumiu a primeira colocação. Pedro tem 45 pontos, e o vice-líder Lázaro Gabriel tem 42 pontos. Vencedora da edição passada, Anna Karollyna ocupa a terceira colocação com 33 pontos.
– No final da semana passada, as atuações dos pernambucanos nos hipódromos do sul começaram no sábado 09, em Cidade Jardim, com A.Siqueira, montando três páreos e D.F.Silva que passou a assinar como jóquei, três montarias também. As melhores colocações de Leleco foram no 3º páreo com Mind Trick, e no 8º páreo, o Clássico Conselheiro Antônio da Silva Prado, 2.400 metros, com o tordilho Drautec. Já o jóquei D.F.Silva teve como sua melhor colocação o terceiro lugar com Pipe Master no 5º páreo.
– No domingo após as corridas da Madalena, as atenções dos turfistas pernambucanos voltaram-se para a reestreia de Alan Maciel no Hipódromo da Gávea. Alan fez a sua reestreia no 9º páreo no dorso do cavalo Punta Del Este, de propriedade de Paulo Henrique Pereira. Punta Del Este finalizou na 6ª colocação.
– Na jornada do turfe carioca, o aprendiz R.Melo abriu a programação do domigo levando para o disco o cavalo In-USA. Depois brilhou a estrela do Braço de Mola, que venceu três páreos, com destaque para vitória no Clássico Eurico Solanes, com o castanho Jeromel. Na noturna da segunda-feira, o páreo de abertura foi dos pernambucanos montando a parelha do Haras Sweet Carol. W.Xavier, com Minerva e L.Henrique, com Major Kentucky, protagonizaram uma reta brilhante nos 1.300 metros em pista de areia, com vantagem para Minerva. No 6º páreo, mais uma parelha pernambucana se destacou: R.Melo com a égua Ligeira, e Alan Maciel, que formou a dupla com Quingle. Na programação da terça-feira, quando parecia que os pernambucanos iam obter apenas colocações, Will Xavier, no apagar das luzes, cruzou o disco na frente com o animal Xperanza.