Por: Chico Mendonça e Serginho Santana
Fotos: Chico Mendonça e Fernando Carvalho
– A Comissão de Corridas do Jockey Club de Pernambuco formou cinco bons páreos para o sábado 07/10. O destaque da programação será o 5º páreo em 1000 metros, Prova Especial Gilson Allain Teixeira. Os quatro velocistas, cotados para brilhar também nos 1000 metros do Grande Prêmio Romeu Medeiros, Neville, Il Campione, Isnar e Silver Blue, vão se enfrentar na última preparatória do quilômetro mais cobiçado do turfe nordestino.
– As éguas Bateria e Medalha estão de volta aos programas do JCPE. Vão enfrentar no tiro de 1.300 metros os animais Seu Hervê, Lamech e Don Juan De Marco.
– Inscrito no 2º páreo da 8ª programação, o vencedor do Bento Magalhães 2022, Capitão Barbosa, foi visto trotando na raia com o aprendiz J.Victor no dorso. O Capitão deu uma volta a passo e duas de trote. Tá suando bem.
– Foi um sucesso a realização do XXII Grande Prêmio Manoel Medeiros. O público compareceu em bom número e a cada páreo corrido ia ao delírio nas arquibancadas com as excelentes disputas. A Comissão de Corridas foi bastante rígida com os horários, que foram cumpridos rigorosamente, com exceção de um pequeno atraso no segundo páreo.
– Nos bastidores, não se fala em outra coisa que não seja relativo ao passeio de In Fact nos 2000 metros do principal páreo da programação. Realmente foi uma vitória maiúscula que credencia o representante do Haras Depiguá a entrar na raia no dia 28 de outubro como franco favorito na maior prova do turfe nordestino, o Grande Prêmio Bento Magalhães.
– Da estreia no Roberto Sá para os 2000 metros do Manoel Medeiros, o castanho Olympic Impact mostrou um bom progresso e a tendencia é melhorar ainda mais. O treinador M.L.Maciel acredita que nos 2.400 metros do Bentão o filho de Redattore vai estar na ponta dos cascos e fazer uma boa corrida.
– Com a realização do Grande Prêmio Manoel Medeiros, começaram as definições para as provas clássicas do festival do Bentão 2023. Mesmo faltando uma corrida, que ainda servirá de testes para alguns animais, o destino de alguns já está praticamente decidido. Ourinho da Mamãe vai correr os 1.300 metros do Clássico Claudio Santa Cruz, prova destinada a éguas. Neville deverá ir para os 1000 metros do Grande Prêmio Romeu Medeiros. Go Petrus Go, mesmo formando a dupla nos 2000 metros do Manoel Medeiros, vai correr os 1.700 metros do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira.
M.L.Maciel nos passou o time que vai escalar na festa máxima do turfe nordestino no dia 28/10. Il Campione, nos 1000 metros do Romeu Medeiros, Olympic Impact os 2.400 do Bento Magalhães. Há dúvida ainda entre Catedral e Que Vida Loca nos 1.300 metros do Claudio Santa Cruz. Esse ano é provável que Marcio não tenha representante na milha do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira.
– Don Bizarro, que estreou defendendo a farda do Stud Pontual de Recife, mudou de cocheira. Foi para a de Diego Barros. Vai defender a farda do Stud The Barros/No Stress Recife.
– Mais um jóquei do turfe carioca está confirmado para a programação do Bentão 2023. D.S.Machado foi contratado e vai dividir as montarias dos animais do Dr. Giovanni Magi (Stud Magi) com o jóquei J.Lemos.
– Na foto da vitória de Pacto Secreto, no 6º páreo do sábado 23, o titular do Stud Sofia & Alice, Marcos Lira, nos informou que a égua Geluva D’Anafer está em franca recuperação e deverá voltar em breve às atividades. Marcos Lira também nos falou que incumbiu o treinador Lucas Quintana de procurar um animal em Cidade Jardim ou no Tarumã para correr o Bentão 2023. Vai ter que correr contra o tempo.
– Após a disputa na segunda prova da Tríplice Coroa 2023, o potro Sultão da Lagoa do Stud Parente Sobral foi transferido da cocheira de J.R.Cifuentes para a cocheira do treinador M.L.Maciel. Sultão da Lagoa vai disputar a terceira prova da Tríplice Coroa no dia 28/10 em 1.700 metros.
– Semana de despedida para alguns animais que deixam o turfe pernambucano. Jonny Cash, do Stud Imperial Recife, foi vendido para o interior do estado. Seguiram o mesmo caminho os animais Latino Outlaw, Hesitante e Jethro. A égua Dasha foi enviada para a sede do Haras Depiguá.
– A nossa Coluna Bastidores do Turfe Pernambucano abre um espaço muito especial para parabenizar por mais um ano de vida o campeão mundial de vitórias Jorge Ricardo, que está completando idade nova no dia 30/09. Parabéns ao grande Ricardo, que já nos brindou com sua presença em nosso hipódromo. Desejamos sucesso e muitas felicidades ao maior ícone do turfe brasileiro para o mundo.
Confira os resultados das dicas dos profissionais na festa do Grande Prêmio Manoel Medeiros. 2023.
M.P.Silva – Fez cinco indicações acertou quatro. Ourinho da Mamãe, Neville, Minuxa e In Fact. M.P.Silva indicou Que Vida Loca no segundo páreo.
F.H.Costa – Fez três indicações venceu com Neville. Indicou Dom Bizarro, Neville e Go Petrus Go. Levamos em consideração que o mesmo afirmou que Go Petrus Go iria para um teste nos 2000 metros.
M.L.Maciel – O líder do Torneio Melhores do Ano 2023, acertou Ourinho da Mamãe e Bold Kin.
W.Gomes – O bom jóquei disse que gostava muito de Iron Kentucky. Fez um bom segundo e foi para a foto da vitória com Il Campione, que também foi sua indicação.
M.Oliveira – Thó nos indicou Paraiso Fiscal e Que Vida Loca no 2º páreo. Acertou vencedor e dupla do 2º páreo. Minuxa no 5º páreo e chegou perto no 7º páreo, onde indicou Isnar e Il Campione.
Os participantes já se comprometeram com as indicações para as próximas corridas.
– Vamos conferir as atuações dos nossos profissionais nos hipódromos do sul: na sexta feira 22, A.Siqueira , que também atuou na programação do grande prêmio Manoel Medeiros, montou em cinco páreos e venceu três. Levou para o disco, Mahatma no 2º páreo, Oscar Prince no 6º páreo e Maximun Drive no 8º páreo Prova Especial Homero Pinhatari Oliva em 2000 metros.
– No sábado em Cidade Jardim, o pernambucano D.F.Silva foi o vencedor da prova reservada para animais da Raça Árabe, em 1000 metros pista de grama. D.F.Silva montou o tordilho Allure BV.
– Na domingueira do JCB, W.Xavier, que vem recebendo muitos elogios da crônica carioca, venceu o 4º páreo com Renewed Hope, e o aprendiz R.Melo, de bandeira a bandeira, venceu o 8º e último páreo da programação com Pingo Sulino. Um dos destaques da programação foi a condução de Alan Maciel no dorso de Punta Del Este no 2º páreo. Mesmo chegando na terceira colocação, Alan Maciel deu um show.
– Na segunda-feira 25, L.Henrique foi duas vezes para a foto da vitória. Com Regal Darf, no 1º páreo, e Bela e Prosa no 5º páreo. No 2º páreo, A.M.Silva (Collo) fez as pazes com o vencedor cruzando o espelho na frente com On Princess. W. Xavier, que formou a dupla com Liha, deu a volta por cima e no 6º páreo deu um show de montaria no dorso de Qipco, derrotando por cabeça de vantagem Passing Cloud, montaria de F. Queiroz.
– Na terça-feira 26, só o Braço de Mola faturou na noturna. Foi no 3º páreo 1.200 metros com Major Kentucky.
– Nas estatísticas da atual temporada do turfe carioca, W.Xavier é o terceiro colocado com 25 vitórias. L.Henrique que vem em franca recuperação já ocupa a 4º colocação com 22 vitórias. A.M.Silva é o 12º com nove vitórias, R.Melo Ap3, é o 17º com seis vitórias. A.Paiva, o 21º com cinco vitórias e B.Melo 26º com três vitórias. A três semanas após sua reestreia no JCB, Alan Maciel ainda não venceu nessa temporada.