Por. Chico Mendonça – Serginho Santana
Fotos : Chico Mendonça – Fernando Carvalho
Fotos do JCB: SylvioRondinelli
– Na programação da 8ª corrida que homenageou o ex-Presidente Gilson Allain Teixeira, ocorreram alguns percalços. Um deles foi o serviço de som interno, que não funcionou. Na próxima terça-feira, um técnico estará no jockey para fazer os reparos necessários e garantir a volta à normalidade para a próxima programação.
– A garotada que compareceu ao jockey na programação da 8ª corrida se divertiu bastante numa tarde de muitas brincadeiras, passeios de pôneis, distribuição de brindes e lanches. A festa das crianças teve a assinatura de Carolina Fonseca. Um dos detalhes das brincadeiras foi a distribuição de dinheiro pelo Sheik Eraldo Bastos.
– Mudou de cocheira e deu certo. Seu Hervê, que passou a defender a farda do Stud C.M.L Recife, deu um banho nos favoritos no 1º páreo prêmio Stud Ganny. O franco favorito Don Juan De Marco teve que se contentar com a formação da dupla. Seu Hervê vai estar nos 1.700 metros da terceira prova da Tríplice Coroa Pernambucana.
– Para efeito de estatísticas e pontuação do Torneio Melhores do Ano 2023, os pontos conquistados pelos animais Seu Hervê foram para o Stud Pontual de Recife e os pontos de Don Juan De Marco foram para o Stud Sofia e Alice, nomes que constaram no programa oficial. Os pontos dos cavalariços foram para os atuais: Júlio Cesar (Seu Hervê) e Jacson Lima (Don Juan De Marco).
– Mesmo depois do fracasso no quilômetro da Prova Especial Gilson Allain Teixeira e ao contrário do que se comenta nos bastidores, Silver Blue deve ser inscrito nos 1000 metros do Romeu Medeiros, já que na turma a chamada é de 1.600 metros. Tudo indica que o treinador M.P.Silva vai optar por correr o Grande Prêmio.
– Em conversa após o último páreo, o Titular do Stud São José dos Bastiões e presidente do JCPE, Paulo Paiva, disse que existe uma grande possibilidade de trazer Nabuki para cumprir campanha no turfe pernambucano. O que o presidente não gostou foi dos 61.s cravados de Il Campione na Prova Especial Gilson Allain Teixeira.
– O alazão Aquarius, do Stud Pontal de Recife, que teve problemas na partida no dia da sua estreia na Madalena e sofreu uma lesão, tendo que passar por um procedimento cirúrgico no Hospital de Equinos Trote, na cidade de Caruaru, a 130 km do Recife, já está de volta a Madalena. A perspectiva é que só volte às atividades na raia a partir de novembro.
– O Jóquei F.Sales está de passagem comprada para o turfe europeu. Sales, que já atuou e venceu no turfe da Noruega, dessa vez vai para Irlanda, atuar como jóquei redeador. O embarque será no dia 24/10.
– O Treinador T.Souza nos confirmou suas inscrições para a programação do dia 28. Lança Perfume, que terá a condução de J.Ricardo, e Primo Claudio, vão correr páreo de turma. C’est Possible vai nos 2.400 do Bento Magalhães. Vem de uma vitória em 1.500 metros em 98.4s e deverá aprontar 800 metros na quinta-feira 19. Thiago só não soube informar quem montará C’Es Possible, se W.Xavier ou W.Gomes.
– He’s Gold, que foi adquirido pelo Stud Pontual Recife, pode ter a inscrição confirmada nos 2.400 metros do Bento Magalhães. A decisão final será do titular do Stud, Lulinha Arruda.
– O Treinador M.L.Maciel informou que a égua Catedral deve ficar de fora da programação do dia 28, já que teve uma forte infecção. Nos 1.300 metros da Prova Especial Claudio Santa Cruz, só para éguas, a cocheira será representada por Que Vida Loca.
– Está previsto para a primeira reunião após o festival do Grande Prêmio Bento Magalhães a estreia de um novo stud. Trata-se do Stud Helena de Troia, formado por Orlando Rodrigues, Paulinho, Fábio e Guilherme. A farda é Branca, listas azul e logo azul. A égua Regal Venus, adquirida pelo novo stud, deverá correr mais uma prova na Gávea e depois ser enviada para a capital pernambucana. Na Madalena, a filha de É Do Sul e Estrela Desejada ficará aos cuidados do treinador M.L.Maciel. Regal Venus tem uma vitória na Gávea e quatro colocações em sete saídas à pista. No Cristal, conquistou quatro vitórias e 13 colocações em 27 apresentações.
– De passagens compradas, o Embaixador do Turfe nordestino Dr. Guarany Mont’alverne e a Embaixatriz Socorro Saboia são presenças confirmadas na festa máxima do turfe pernambucano, sábado 28 de outubro.
– Na programação do JCSP, no feriado do dia 12, correram no último páreo da programação três animais de proprietários pernambucanos. Jurista King e Zoado de Joaquim Moreira, e Integro, do Haras Pernambuco. Integro foi 3º colocado e Jurista King e Zoado chegaram na 5º e 6ª colocação respectivamente. Zoado deverá ser embarcado no próximo caminhão para o Recife.
Atuações dos pernambucanos no turfe carioca no último final de semana.
– No domingo 08/10, o pernambucano Alan Maciel conquistou sua primeira vitória no seu retorno ao turfe carioca. A sensacional vitória veio em disputa acirradíssima do 7º páreo entre os animais Oasis Verde e Seawind, que trazia no dorso nada menos que o melhor jóquei do mundo J.Ricardo. No Recife, a torcida pro Maciel foi grande, mesmo tendo derrotado um animal de um proprietário pernambucano. Coisas do turfe.
– Na programação do domingo também venceu o aprendiz R.Melo, no 2º páreo com Champs Elysées, e L.Henrique no 5º páreo com Bubble O’Gold. Na programação da segunda-feira, os pernambucanos tiveram apenas colocações.
– Nas estatísticas do turfe carioca, L.Henrique e W.Xavier estão com 25 vitórias cada. L.Herique é o 3º colocado e W.Xavier ocupa a 4ª colocação nos critérios de desempate que são aproveitamento e números de colocações. O aprendiz R.Melo, é o 10º colocado com 12 vitórias. A.M.Silva, é o 13º com 10 vitórias, A.Paiva 0 18º com 6 vitórias e B.Melo o 26º com 03 vitórias.
– Reforçando o comunicado da Comissão de Corridas do JCPE.
Visando adequação de fardas e de responsabilidade de propriedade dos studs que hoje correm os seus animais no JCPE, a comissão de corridas convida os proprietários para um recadastramento junto à secretaria do clube, ficando proibido, a partir da reunião do dia 28/10/2023, o proprietário que não fizer tal recadastramento, inscrever ou correr os animais sob sua responsabilidade.
Início do recadastramento: 13/10/2023 na secretaria do Jockey Club de Pernambuco.