Por: Chico Mendonça – Serginho Santana
Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho
– Na semana festiva do 55º Grande Prêmio Bento Magalhães, houve a inauguração da calçada da cocheira do Stud LD, de Luizinho Dornelles, onde foi descerrada a placa em homenagem a Eduardo Allain Teixeira (Seu Dudu). Em seguida, em clima de fortes emoções, inaugurou-se a ducha, com o nome do saudoso turfista Walter Fonseca. Carolina Fonseca, que não sabia de nada, foi quem descerrou a placa em homenagem ao seu genitor.
– Leonardo Teixeira esteve presente a homenagem representando os familiares da família Allain Teixeira.
– O aprendiz B.R.Melo passou por uma avaliação médica após a cirurgia no fêmur. Segundo o boletim divulgado, está tudo dentro do previsto. Na segunda-feira dia 30, Breno vai passar por mais uma avaliação. Quanto a vinda para o Recife, os médicos informaram que não tem previsão de alta para esta viagem.
– O treinador V.S.Lopes está em Recife acompanhando o treinamento dos animais do Stud São José dos Bastiões, Nabuli, Vijay e Trick Twice. V.S.Lopes fica no Recife até domingo, quando retorna para suas atividades em Cidade Jardim.
– Com o forfait antecipado de Lança Perfume no 2º páreo, J.Ricardo ganhou a montaria de Primo Claudio, no4º páreo no lugar do aprendiz Antony Cardoso.
– Na segunda feira, o serviço de som do JCPE passou por uma revisão e está pronto para a programação do sábado. O técnico responsável pelos serviços, Jamilson, recomendou algumas mudanças que serão realizadas após a realização do Bento Magalhães.
– O titular do Haras Depiguá Carlos Baltar recebeu uma grande comitiva na sede, em Gravatá, e na sexta feira a noite oferecerá um churrasco na cocheira do haras no JCPE.
– Da cocheira do Stud Big Boss (Joaquim Moreira), Adriana Barros mandou o recado para o fotografo Fernando Carvalho. Prepara a câmara. Vamos tirar foto com Quash Jazz e, se derem chance, vamos ter Jurista king na foto da vitória. Desejamos boa sorte na estreia dos animais do amigo Big Boss Moreira.
– O Treinador M.P.Silva estava rindo à toa até ficar sabendo que Primo Claudio aprontou 34.9s nos 600, largando da seta dos 1000 metros. Ele parou de rir e disse que ia fazer a barba.
– O cenário esportivo de Pernambuco vai receber e homenagear uma celebridade internacional. No sábado 28/10, estará mais uma vez desfilando na raia pernambucana o melhor jóquei do mundo, Jorge Ricardo. Seja muito bem vindo, grande campeão!
– Conheça a trajetória do maior vencedor das corridas de cavalo no mundo:
Recordista Mundial de Vitórias em todos os tempos. 13.275 vitórias (até 22/10/23)
Ranking mundial atualizado:
1º. JORGE RICARDO (BRZ)………………13.275 vitórias
2º. RUSSEL BAZE (CAN)…………………..12.844 vitórias
3º. LAFITTE PINCAY (FRA)…………….. 9.530 vitórias
4º. WILLIAM (BILL) SHOEMAKER (ING) 8.833 vitórias
5º. PAT DAY (USA)…………………………..8.803 vitórias
6º. PABLO FALERO (ARG)…………………8.633 vitórias
Hoje possui mais páreos ganhos do que qualquer piloto do planeta Terra e os rivais diretos já encerraram suas atividades.
. É recordista sul–americano de vitórias, 477 pontos, numa mesma temporada.
. Recordista semanal de vitórias na Gávea, RJ, com 16 triunfos.
. Recordista de vitórias numa mesma reunião, 7 vezes no pódio no mesmo dia.
. Recordista de estatísticas conquistadas no turfe carioca, 24 anos consecutivos.
. Quatro vezes Campeão das Estatísticas na Argentina, em 2007, 2008, 2011 e 2012.
. Ganhou o Latino–americano cinco vezes
. Venceu o GP Carlos Pellegrini (maior prova do turfe sul americano) três vezes
. Ganhador do Grande Prêmio Brasil 2 vezes, do GP São Paulo 2, e do Derby Brasileiro, GP Cruzeiro do Sul, em 7 oportunidades.
. Vai montar em Recife pela 2ª vez em sua vida. Quando esteve aqui em 2014, venceu quatro dos cinco páreos que disputou. Desta vez, no próximo sábado (28/10) vai montar cinco páreos:
. As 16h40 no Grande Prêmio Bento Magalhães (maior prova do turfe nordestino em sua 55ª versão) estará no dorso do cavalo CORAÇÃO SUREÑO do Stud Remar
. As 16h10 estará na pista pilotando NABUKI, do São José dos Bastiões no Grande Premio Romeu Medeiros
. As 15h40 atuará pilotando o cavalo VIJAY, tambem do Stud São José dos Bastiões, no Grande Prêmio Pedro Allain
. As 14h50 no dorso do cavalo SEU HERVÊ do Stud CML estará disputando a última prova da Triplice Coroa Nordestina 2023 e
. As 13h50, dirigindo o cavalo PRIMO CLAUDIO, envergando a farda do pernambucano HARAS BONGY, Ricardinho (como é carinhosamente chamado) estará na pista para disputar a Prova Especial Jorge Antônio Ricardo em sua própria homenagem prestada pelo Jockey Club de Pernambuco e toda comunidade esportiva de nosso estado, ele que se destaca não apenas pelos numerosos recordes, mas também pelo exemplo de profissionalismo, caráter e abnegação à sua profissão. (Por Luiz Roberto Medeiros).
– Semana de Bento não poderia deixar de ter indicações dos profissionais. Vamos começar pelo aprendiz J.Victor.
– Dom Babito nos indicou; Tiger Shrimp no 1º páreo, Jurista King no 4º páreo e Mileum na 3ª Prova da Tríplice Coroa.
– F.H.Costa, que monta apenas três provas devido a suspensão, falou que Go Petrus Go é quem tem mais chances. Ele é um dos favoritos. Vamos ter muita cautela no percurso para não ser prejudicado. Neville vem de bons aprontos e está muito bem para enfrentar o favorito Il Campione. Nos 2.400, Trick Twice é um dos estreantes, animal recém chegado na Madalena. Galopou bem e o treinador V.S.Lopes ficou bastante animado, o que me passou mais confiança na montaria.
– V.S.Lopes. Acredito em Vijay e Trick Twice. Vamos pra foto.
– J.A.Barros. Com a simpatia de sempre, o dedicado e bom amigo João Barros disse que Ourinho da Mamãe melhorou no apronto e vai com muitas chances para a Prova Especial Claudio Santa Cruz. Pela última corrida, Go Petrus Go é o cavalo a ser batido. Está muito bem fisicamente e se repetir a corrida não perde. Quanto a Don Bizarro e Neville, o páreo é forte mas estamos muito bem representados com dois bons jóqueis, o que nos dá mais confiança.
– M.P.Silva fez questão de indicar todos os páreos. No 1º páreo indicou Tomo Y Obligo e Baby Shark. 2º páreo, Komka e Colorado Bullet. 3º páreo Laos e Baita Blade. 4º páreo…. Pensou, pensou, sorriu e disse. Silver Blue e Alma Viva. Depois que soube do apronto de Primo Claudio, o Mago mostrou um certo ar de preocupação. Esse páreo promete. Bem, nos demais páreos o bom treinador indicou. 5º páreo, Que Vida Loca e Joia Rara. 6º páreo, Minuxa e Seu Hervê. 7º páreo, Go Petrus Go e Pit Stop. 8º páreo, Il Campione e San Paolo e fechando as indicações para o Bentão ele indicou In Fact e Pacto Secreto.
– M.Oliveira (Thó) indicou a acumulada. Tomo Y Obligo, Komka, Bold Kin, Que Vida Loca e Il Campione. Segundo Thó, quem marcar essa acumulada vai comer pizza, cachorro quente e ainda vai tomar uma cervejinha por conta.
-M.L.Maciel. Animado com suas inscrições para o festival do 55º Bento Magalhães, o Treinador M.L.Maciel acredita na vitória de Tomo Y Obligo no 1º páreo. Das suas inscrições, ele diz que acredita muito em Bold Kin e Que Vida Loca. Esses dois estão tinindo. Sir Lelo melhorou a olhos vistos. Acredito numa boa corrida. Sultão da Lagoa deve correr bem mais. Il Campione sem duvida a melhor inscrição de Marcio, ele diz que está trazido no capricho. Olympic Impact vem mostrando melhoras. Vai correr bem mais.
T.Souza – Como todos os demais indicaram Tomo Y Obligo (A Barbadinha de Grilo) para vencer o 1º páreo. 2º páreo é um páreo aberto difícil de marcar. Vou indicar Konka para primeiro, e a estreante Quash Jazz ara dupla. Bold Kin deve brigar pela vitória. Para a dupla gosto de Lonel The Best. 4º páreo, Primo Claudio, vem de vitória e trago muito bem. Acredito na vitória, tá tinindo. 5º páreo. Páreo Bom. Deve ser decidido entre Que Vida Loca, Ourinho da Mamãe e Joia Rara. Olho no cânter. 6º páreo, Minuxa, não vai ter rebate na distância, mas ela galope bem e deve ser a tríplice coroada. Na milha do 7º páreo o favorito é Go Petrus Go, mas eu acredito no cavalo Pit Stop. Acho que será o vencedor. Não acredito em uma possível derrota de Il Campione no Romeu Medeiros, e nos 2.400 vou fazer uma fezinha no meu cavalo C’Es Possible. Melhorou muito, mas tem contra se a distância. Cavalo difícil de correr, mas Bento é Bento, vamos tentar ganhar.
– Anote aí esses aprontos marcados por Diego Barros.
Primo Claudio. Largando dos 1000 metros. Arrematou os 600 finais em 34.9s. Assustou os concorrentes.
Neville – 37.5s nos 600. Sai de galope largo dos 1000 metros.
Ourinho da Mamãe. 36.s cravados nos 600.
C’Est Possible. Largou dos 1.800, arrematou os 1000 metros finais em 66.s, com M.Oliveira no dorso.
Don Bizarro e Go Petrus Go, galope largo na distancia da corrida.
– Sábado dia 28 de outubro. Dia de casa cheia. Dia especial para o turfe nordestino, com a realização da nossa maior prova. Nossas boas vindas às delegações que nos prestigiam nessa grande festa e a todos os turfistas que estarão presentes lotando as arquibancadas do JCPE. A todos os proprietários, treinadores, jóqueis e cavalariços. Nós, que fazemos os BASTIDORES DO TURFE PERNAMBUCANO, agradecemos a participação de todos e desejamos muito boa sorte nas grandes disputas que vamos ter no famoso areão da Madalena. O Grande Prêmio Bento Magalhães é uma festa de todos, é a festa maior do JOCKEY CLUB DE PERNAMBUCO.