Bastidores do Turfe Pernambucano 17/11/23

Por: Chico Mendonça – Serginho Santana.Fotos: Chico Mendonça – Diego Nunes – Fernando Carvalho. 

– A programação do 33º Grande Prêmio Edisio Pereira terá oito páreos. O principal formou com cinco competidores. Vão alinhar da seta dos 2.400 metros os animais Pacto Secreto e Adicionado, de propriedade de Giovanni Magi, Olympic Impact, de Paulo Henrique Pereira, In Fact, do Haras Depiguá, e Trick Twice, do Stud São José dos Bastiões.  O Clássico Carlos Martins de Medeiros, em 1.200 metros, formou com três competidores: Chacabuco, Il Campione e Nabuki.  Os 1.700 metros do Clássico Antônio Alves Pereira também terá a participação de apenas três animais: Mindfullness, Baita Blade e Vijay.

33º Grande Prêmio Edisio Pereira será no domingo 26/11

 

– Em caso de vitória no 3º páreo da programação do Grande Prêmio Edisio Pereira 2023, a égua Ourinho da Mamãe assume a liderança do Torneio Melhores do Ano 2023. Se conseguir apenas colocações ou só um ponto da inscrição, a filha de Alcorano ainda terá mais uma chance na última corrida do ano na programação do  Grande Prêmio Sergio Paiva. Ourinho da Mamãe é a terceira colocada com 71 pontos. Silver Blue, que foi levado para cumprir campanha na Gávea,  é o líder com 80 pontos, e Isnar , que foi para o turfe paranaense é o vice-líder com 72 pontos.

Ourinho da Mamãe. Em busca do titulo de melhor do ano de 2023

– Os animais Primo Claudio, quarto colocado com 68 pontos, Mindfullness e Il Campione, empatados com 64 pontos na quinta colocação, tem boas chances de chegar na frente ou brigar por vaga no placar. Essa final promete muitas emoções.

-Vigor de Birigui, do Stud Sofia e Alice, é a única estreia programada para a programação do Grande Prêmio Edisio Pereira. Filho de Kará de Birigui e Naipe de Birigui, correu 12 vezes em Cidade Jardim, obteve duas vitórias e nove colocações. Vigor de Birigui está inscrito no 2º páreo, 1.500 em metros.

– Devido a lesão no olho, o castanho Go Petrus Go ficou de fora da programação do Edisio Pereira 2023. Se a recuperação for satisfatória, Go Petrus Go, que vem apresentando progresso no tratamento, poderá reaparecer na programação do encerramento, no dia 16 de dezembro.

Go Petrus Go. Grande ausência na programação do Edisio Pereira 2023

– A programação da 11ª corrida foi marcada pela habilidade do jóquei W.Gomes no dorso do animal Il Campione, no 3º páreo  da Prova Especial Francisco Nunes. No final da última curva, o jóquei de Nabuki, F.H.Costa, caiu e o animal vinha desgovernado, se atirando para fora. Com muita habilidade, calma e experiência, Wesley Gomes conseguiu evitar um acidente, segurando na rédea de Nabuki e controlando a ação do animal.

Habilidade e experiência do Jóquei W.Gomes no dorso de Il Campione, na Prova Especial Francisco Nunes

– Em resolução divulgada no dia 14 de novembro, a Comissão de Corridas passou o jóquei aprendiz Antony Cardoso de 2ª para 1º categoria. Com a resolução, Antony está liberado para atuar em Prova Especial, Clássico e Grande Prêmio.

Antony Cardoso. Passou para aprendiz de primeira categoria.                                                                                                                                           

-O Treinador R.Gomes comemorou muito a inesperada vitória de Clássica Dollar no 1º páreo da última reunião. O jóquei J.Lemos foi perfeito na condução da vencedora. Largou, acomodou-se na última colocação e nos 600 metros finais começou a ganhar espaço. Na reta final, atropelou forte e nos metros finais ultrapassou Quetal e Lamech, que davam pinta de vencedores. Parabéns pela excelente condução.

Vitória de Clássica Dollar, no 1º páreo, Prêmio Silvio Uchôa Botelho.

– Mesmo com a excelente condução de J.Lemos no primeiro páreo no dorso de Clássica Dollar, a joqueada da semana não poderia deixar de ser de W.Gomes no dorso de Il Campione. Montou muito. Parabéns..

Foi de W.Gomes no dorso de Il Campione, a joqueada da semana.

– Chegaram à Madalena na noite da quarta-feira os animais Dalila, para o Haras S.Ldmer e Regal Venus para o Stud Helena de Troia. Dalila, uma fêmea castanha, 4 anos, é filha de Adriano (USA) e Cade Você (USA). Em 12 saídas as pistas, conquistou uma vitória na Gávea e três colocações, duas na Gávea e uma em Cidade Jardim.  Regal Vênus, uma filha de É Do Sul e Estrela Desejada, trás uma cartel de 36 apresentações, sendo 09 na Gávea, 27 no Cristal. Conquistou uma vitória na Gávea e quatro no Cristal. Dalila e Regal Vênus estão sob os cuidados do treinador M.L.Maciel.

Dalila. Haras S.Ludmer

– O titular do Stud São José dos Bastiões Paulo Paiva comemorou mais um ano de vida no dia 11 de novembro. A festa foi prolongada coma vitória do alazão Vijay, no Clássico Fenando, Paulo e José Uchôa. O presidente pousou para a foto com o pôster de Nabuki, na inauguração do Podium em homenagem ao grande campeão J.Ricardo. Parabéns!

Parabéns e muitas felicidades!

– O cavalo Lamech passa a correr sob a responsabilidade do treinador T.Souza. Parece que vem mudanças no preparo do filho de Vontade de Matar.

– Sexta feira é dia de futebol para os profissionais do turfe pernambucano e alguns proprietários, que participaram da pelada realizada no horário de 18hs as 19.30has, na quadra de futebol society na entrada do Jockey. O treinador M.L.Maciel  é um dos organizadores, que conta com um bom numero de participantes.  Os destaques nas partidas da última sexta-feira foram. J.Alexandre (Jubinha), treinador que marcou dois gols, e Chico Mendonça, locutor do JCPE, que também marcou dois golaços e deu vários passes para mais gols. No sábado, o DM estava lotado com alto consumo de relaxante muscular.

M.L.Maciel. Responsável pela pelada dos profissionais e amigos do turfe pernambucano.

– O arbitro da pelada é o treinador M.P.Silva.  Experiente em arbitragem, é considerado arbitro padrão, bem perto do nível FIFA. O mesmo já solicitou para a próxima pelada o Var e exame antidoping.

M.P.Silva. Arbitro padrão quase FIFA. Se reclamar, ele bota pra fora..

– Quem também muda de idade em novembro, no dia 25, é o cavalariço Edmir Marinho (Neno). Parabéns!

– Mais uma semana de sucesso dos jóqueis pernambucanos no turfe do sul do país. L.Henrique começou pontuando em Cidade Jardim, vencendo duas carreiras. Venceu o 2º páreo, Clássico Assembleia Legislativa, com Prata Kentuck, e o 4º páreo, Prêmio Especial Pequeninos do Jockey 70 anos, com Rosie Redd. No domingo na Gávea, A.Paiva foi o primeiro a ir para foto da vitória vencendo o 2º páreo Prêmio Zuido, com Avanti Express. W. Xavier, que teve uma semana brilhante, venceu o Grande Prêmio Antônio Joaquim Peixoto de Castro JR. (G2), com Quantify. No 4º páreo deu Wil Xavier de novo  em mais uma prova de grupo, o Grande Prêmio Adhemar e Roberto Gabizo de Faria, com Lord Gold.

– No 5º páreo,  um dos mais aguardados  da programação devido ao retorno do craque London Mon, L.Henrique mais uma vez brilhou no dorso do craque que reapareceu em grande estilo. A condução de Leandro foi impecável. O Braço de Mola voltou a foto da vitória no 7º páreo com Fly Emirates e Alan Maciel encerrou a domingueira cruzando o disco na frente com My Indie Heart.

-Na noturna da segunda-feira, Alan Maciel foi o primeiro a ir para foto da vitória. Alan venceu o 2º páreo com Kings Favor. Wil Xavier não passou batido e venceu o 5º páreo com Micareta. A programação, que seria na terça-feira, foi realizada no feriado na quarta-feira, com um show a parte de Wil Xavier, vencendo três páreos seguidos o 3º, 4º e 5º páreo. No 3º páreo Prêmio Haé, Will chegou à frente com Microsoft Oficce. No 4º páreo venceu com Publicidade os 1.500 metros do Prêmio Cisplatine e no 5º páreo, Prêmio Bretagner, 2000 metros, Will Xavier brilhou com Rajesh, do Stud Red Rafa.

Will Xavier. Grande destaque na programação do feriado (Foto Silvio Rondinelli JCB)

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.