Por: Chico Mendonça – Serginho Santana.Fotos: Chico Mendonça – Diego Nunes – Fernando Carvalho.
– A programação do 33º Grande Prêmio Edisio Pereira terá oito páreos. O principal formou com cinco competidores. Vão alinhar da seta dos 2.400 metros os animais Pacto Secreto e Adicionado, de propriedade de Giovanni Magi, Olympic Impact, de Paulo Henrique Pereira, In Fact, do Haras Depiguá, e Trick Twice, do Stud São José dos Bastiões. O Clássico Carlos Martins de Medeiros, em 1.200 metros, formou com três competidores: Chacabuco, Il Campione e Nabuki. Os 1.700 metros do Clássico Antônio Alves Pereira também terá a participação de apenas três animais: Mindfullness, Baita Blade e Vijay.
– Em caso de vitória no 3º páreo da programação do Grande Prêmio Edisio Pereira 2023, a égua Ourinho da Mamãe assume a liderança do Torneio Melhores do Ano 2023. Se conseguir apenas colocações ou só um ponto da inscrição, a filha de Alcorano ainda terá mais uma chance na última corrida do ano na programação do Grande Prêmio Sergio Paiva. Ourinho da Mamãe é a terceira colocada com 71 pontos. Silver Blue, que foi levado para cumprir campanha na Gávea, é o líder com 80 pontos, e Isnar , que foi para o turfe paranaense é o vice-líder com 72 pontos.
– Os animais Primo Claudio, quarto colocado com 68 pontos, Mindfullness e Il Campione, empatados com 64 pontos na quinta colocação, tem boas chances de chegar na frente ou brigar por vaga no placar. Essa final promete muitas emoções.
-Vigor de Birigui, do Stud Sofia e Alice, é a única estreia programada para a programação do Grande Prêmio Edisio Pereira. Filho de Kará de Birigui e Naipe de Birigui, correu 12 vezes em Cidade Jardim, obteve duas vitórias e nove colocações. Vigor de Birigui está inscrito no 2º páreo, 1.500 em metros.
– Devido a lesão no olho, o castanho Go Petrus Go ficou de fora da programação do Edisio Pereira 2023. Se a recuperação for satisfatória, Go Petrus Go, que vem apresentando progresso no tratamento, poderá reaparecer na programação do encerramento, no dia 16 de dezembro.
– A programação da 11ª corrida foi marcada pela habilidade do jóquei W.Gomes no dorso do animal Il Campione, no 3º páreo da Prova Especial Francisco Nunes. No final da última curva, o jóquei de Nabuki, F.H.Costa, caiu e o animal vinha desgovernado, se atirando para fora. Com muita habilidade, calma e experiência, Wesley Gomes conseguiu evitar um acidente, segurando na rédea de Nabuki e controlando a ação do animal.
– Em resolução divulgada no dia 14 de novembro, a Comissão de Corridas passou o jóquei aprendiz Antony Cardoso de 2ª para 1º categoria. Com a resolução, Antony está liberado para atuar em Prova Especial, Clássico e Grande Prêmio.
-O Treinador R.Gomes comemorou muito a inesperada vitória de Clássica Dollar no 1º páreo da última reunião. O jóquei J.Lemos foi perfeito na condução da vencedora. Largou, acomodou-se na última colocação e nos 600 metros finais começou a ganhar espaço. Na reta final, atropelou forte e nos metros finais ultrapassou Quetal e Lamech, que davam pinta de vencedores. Parabéns pela excelente condução.
Vitória de Clássica Dollar, no 1º páreo, Prêmio Silvio Uchôa Botelho.
– Mesmo com a excelente condução de J.Lemos no primeiro páreo no dorso de Clássica Dollar, a joqueada da semana não poderia deixar de ser de W.Gomes no dorso de Il Campione. Montou muito. Parabéns..
– Chegaram à Madalena na noite da quarta-feira os animais Dalila, para o Haras S.Ldmer e Regal Venus para o Stud Helena de Troia. Dalila, uma fêmea castanha, 4 anos, é filha de Adriano (USA) e Cade Você (USA). Em 12 saídas as pistas, conquistou uma vitória na Gávea e três colocações, duas na Gávea e uma em Cidade Jardim. Regal Vênus, uma filha de É Do Sul e Estrela Desejada, trás uma cartel de 36 apresentações, sendo 09 na Gávea, 27 no Cristal. Conquistou uma vitória na Gávea e quatro no Cristal. Dalila e Regal Vênus estão sob os cuidados do treinador M.L.Maciel.
– O titular do Stud São José dos Bastiões Paulo Paiva comemorou mais um ano de vida no dia 11 de novembro. A festa foi prolongada coma vitória do alazão Vijay, no Clássico Fenando, Paulo e José Uchôa. O presidente pousou para a foto com o pôster de Nabuki, na inauguração do Podium em homenagem ao grande campeão J.Ricardo. Parabéns!
– O cavalo Lamech passa a correr sob a responsabilidade do treinador T.Souza. Parece que vem mudanças no preparo do filho de Vontade de Matar.
– Sexta feira é dia de futebol para os profissionais do turfe pernambucano e alguns proprietários, que participaram da pelada realizada no horário de 18hs as 19.30has, na quadra de futebol society na entrada do Jockey. O treinador M.L.Maciel é um dos organizadores, que conta com um bom numero de participantes. Os destaques nas partidas da última sexta-feira foram. J.Alexandre (Jubinha), treinador que marcou dois gols, e Chico Mendonça, locutor do JCPE, que também marcou dois golaços e deu vários passes para mais gols. No sábado, o DM estava lotado com alto consumo de relaxante muscular.
– O arbitro da pelada é o treinador M.P.Silva. Experiente em arbitragem, é considerado arbitro padrão, bem perto do nível FIFA. O mesmo já solicitou para a próxima pelada o Var e exame antidoping.
– Quem também muda de idade em novembro, no dia 25, é o cavalariço Edmir Marinho (Neno). Parabéns!
– Mais uma semana de sucesso dos jóqueis pernambucanos no turfe do sul do país. L.Henrique começou pontuando em Cidade Jardim, vencendo duas carreiras. Venceu o 2º páreo, Clássico Assembleia Legislativa, com Prata Kentuck, e o 4º páreo, Prêmio Especial Pequeninos do Jockey 70 anos, com Rosie Redd. No domingo na Gávea, A.Paiva foi o primeiro a ir para foto da vitória vencendo o 2º páreo Prêmio Zuido, com Avanti Express. W. Xavier, que teve uma semana brilhante, venceu o Grande Prêmio Antônio Joaquim Peixoto de Castro JR. (G2), com Quantify. No 4º páreo deu Wil Xavier de novo em mais uma prova de grupo, o Grande Prêmio Adhemar e Roberto Gabizo de Faria, com Lord Gold.
– No 5º páreo, um dos mais aguardados da programação devido ao retorno do craque London Mon, L.Henrique mais uma vez brilhou no dorso do craque que reapareceu em grande estilo. A condução de Leandro foi impecável. O Braço de Mola voltou a foto da vitória no 7º páreo com Fly Emirates e Alan Maciel encerrou a domingueira cruzando o disco na frente com My Indie Heart.
-Na noturna da segunda-feira, Alan Maciel foi o primeiro a ir para foto da vitória. Alan venceu o 2º páreo com Kings Favor. Wil Xavier não passou batido e venceu o 5º páreo com Micareta. A programação, que seria na terça-feira, foi realizada no feriado na quarta-feira, com um show a parte de Wil Xavier, vencendo três páreos seguidos o 3º, 4º e 5º páreo. No 3º páreo Prêmio Haé, Will chegou à frente com Microsoft Oficce. No 4º páreo venceu com Publicidade os 1.500 metros do Prêmio Cisplatine e no 5º páreo, Prêmio Bretagner, 2000 metros, Will Xavier brilhou com Rajesh, do Stud Red Rafa.