Por: Chico Mendonça – Serginho Santana.
Fotos: Chico Mendonça – Carolina Fonseca – Fernando Carvalho .
– O XI Grande Prêmio Sérgio Paiva marcou a última corrida do ano de 2023 do turfe pernambucano. Mesmo com as muitas dificuldades que atingem todos os hipódromos do país, o JCPE fechou o ano com o número de 22 reuniões realizadas de janeiro a dezembro, com média de duas reuniões mensais, enquanto hipódromos localizados em centros mais adiantados não conseguiram cumprir essa meta no mesmo período.
– Um bom público compareceu ao hipódromo para acompanhar de perto o desenrolar das corridas, acompanhar os momentos finais que decidiram o Torneio Melhores do Ano, e ver mais uma apresentação do craque do Haras Depiguá, In Fact, que no futuro será o reprodutor do Haras Depiguá.
– A tarde começou com o aprendiz J.Victor vencendo um lindo páreo, que já estava praticamente ganho por Quarentona. Tiger Shrimp entrou na reta final na última colocação. Cresceu nos últimos 150 metros e, no ultimo pulo, dominou Quarentona, que vinha com a vitória na mão, depois de ter dominado Don Juan de Marco.
– No 2º páreo, a égua Ourinho da Mamãe entrou na raia com a missão de vencer a corrida para assumir a liderança do Torneio Melhores do Ano. A filha de Alcorano não decepcionou e cumpriu sua missão. O aprendiz A.Cardoso não teve muito trabalho no dorso de Ourinho, apenas administrou a corrida. Parabéns a equipe e aos titulares do Stud Turfe Recife.
-Com a vitória de Tiger Shrimp, o cavalariço Paulo Barbosa chegou a assumir a liderança do torneio, mas com a vitória de Ourinho da Mamãe, o cavalariço José Sérgio, que já vinha liderando o torneio, voltou ao topo e ampliou o placar com a vitória de Neville. O placar final foi de 272 x 241.
– Quem fez uma boa corrida no 2º páreo foi Komka. O filho de Acteon Man foi muito bem apresentado na raia pela treinadora E.S.Gomes. O jóquei R.Borges, que está precisando de mais oportunidades, conduziu muito bem o alazão, que logo logo deve voltar à foto da vitória.
– No Areão da Madalena tem emoção, independente do numero de animais inscritos no páreo. O que dizer da reta final do 5º páreo entre Neville x Il Campione, e do 6º páreo, com Pacto Secreto e Vigor de Birigui. Haja coração!
-O que é bom a gente imita. Então, mais uma vez vamos plagiar a coluna de Fernando Lopes (JCB), escolhendo a joqueda da semana e o animal melhor apresentado na reunião. A joqueada da semana vai para o jóquei W.Gomes, pela habilidade no partidor com Aquarius, finalizando com uma tranquila vitória. Também vamos ressaltar a atuação do aprendiz J.Victor no dorso de Tiger Shrimp, no 1º páreo, que entrou na reta final na última colocação. Nos 200 metros finais acreditou na sua montaria, tirando a vitória de Quarentona nos metros finais. O aprendiz J.Victor fez do limão uma limonada.
– Dois animais mereceram destaque na apresentação: Komka, no 2º páreo, e Aquarius, no 3º páreo. Ambos estavam muito bem apresentados. Parabéns aos treinadores E.G.Silva e M.L.Maciel.
– Foi um pouco tumultuado, mas valeu mesmo a segunda partida do páreo reservado para animais da raça pônei. A vitória foi de Flexa Dourada, com a condução de Lázaro Gabriel, que também foi o vencedor dos melhores do ano na categoria Jóquei Escolinha. Pedro Fernando ficou em segundo lugar e Anna Karollyna, vencedora da edição anterior, finalizou na terceira colocação.
–
-E quem não foi ao Jockey no GP Sérgio Paiva e achava que não mais veria o craque In Fact na raia, terá outras chances de vê-lo desfilando no areão da Madalena. Segundo informações de bastidores, In Fact ficará mais alguns meses no JCPE, só devendo ir para o haras próximo de iniciar a estação de monta em 2024.
-Além de entrar para a galeria dos animais que venceram os Grandes Prêmios Bento Magalhães e Edisio Pereira no mesmo ano, In Fact é o único animal a vencer os cinco maiores Grande Prêmios do turfe pernambucano, neste ano de 2023.
– Após a realização do XI Grande Prêmio Sérgio Paiva, os animais Pacto Secreto e Adicionado foram levados para o hipódromo de Aquiraz. Já pensando nas festividades do Grande Prêmio Magi Averaldo, Dr. Giovane Magi adquiriu Nabuki, que acompanhou o lote que seguiu para Fortaleza. A festa do GP. Magi Averaldo esta agendada para o dia 21 de abril de 2024.
– E teve mais aniversariantes no mês de dezembro. No dia 13, o jóquei W.P.Silva comemorou mais um ano de vida. No dia 16, enquanto acontecia o desenrolar da programação do XI GP Sérgio Paiva, Luiz Arruda (Lulinha) também estava comemorando o seu aniversário. No dia 19, foi a vez de Vivi Ferreira (Vivi Moveis), e no dia 21, o aniversariante foi Abdias Melo. Parabéns e multas felicidades aos aniversariantes!
– Com F.H.Costa no dorso, Go Petrus Go voltou aos galopes após o período de afastamento devido a lesão na vista. O pupilo de J.A,Barros deverá voltar a ser inscrito na segunda semana de janeiro 2024.
– Um recado para o nosso fotografo oficial Fernando. Ajeite as câmeras que a tropa do Stud C.M.L Recife vem com tudo em 2024. Seu Hervê, Chacabuco e a potranca Nãoqueromais estão tinindo, na ponta dos cascos. Ninguém sabe qual o mais bonito.
– No sábado 23/12, às 9h no JCPE, acontecerá a confraternização da Escolinha de Jóqueis, com a realização do Páreo do Peru. Serão distribuídos presentes e cestas de natal para os alunos do projeto. Vale a pena conferir e levar as crianças para participar da festa.
– Eduardo Allain (Dudu Allain) acompanhou do Texas a programação do GP Sérgio Paiva e vibrou intensamente com a vitória de Neville na Prova Especial Alexandre Poroca. Dudu Allain já confirmou presença na festa do Bentão 2024.
– Depois de retornar de um período de trabalho no turfe da Inglaterra, o jóquei F.Benone deu entrada na Comissão de Corridas do JCPE, solicitando renovação de matricula. Aos 55 anos e 56 quilos, FB, que já venceu todos os grandes prêmios de destaque do turfe pernambucano, já esta em plena preparação e deverá em breve voltar a assinar montarias na Madalena. Desejamos um bom retorno ao bom jóquei F.Benone.
– Quem tiver interesse em adquirir um animal para renovar a cavalhada para 2024, Emilio Cabreira está ofertando o animal Suárez, um castanho 6 anos, filho de Mr.Angra e Unique Pose (IRE), tem seis vitórias sendo. 03 na Gàvea, 02 no Cristal e 01 no Tarumã, criação do Beeverly Hiss Stud. O contato para mais informações é (11) 99777181723.
– Depois da cirurgia de reparação a que foi submetido no Recife, o aprendiz Bruno Melo está tendo uma ótima recuperação. A família de Bruno, através do avô Abdias e da mãe, Mariana Melo, nos pediu o espaço para agradecer ao Dr. Luiz Roberto Medeiros pela atenção e ajuda à família, à Dra. Renata Krug (Fisioterapeuta) e ao Dr. Renato Lima (Médico cirurgião).
– Nota triste da semana foi a noticia da morte da égua Lopeka, que aconteceu na sede do Haras Depiguá. Dava para notar o semblante de tristeza do criador, Dr. Carlos Baltar e do proprietário de Lopeka, Paulo Henrique Pereira.
– Se recuperando de um quadro de infecção no hospital de Recife, José Hailton Arruda ainda não tem previsão de alta. Estamos todos na torcida para que Zezé vá passar o natal em casa ao lado da família.
– Na noite da quinta-feira 21, foi realizada a entrega das premiações do Torneio Melhores do Ano 2023. O Presidente do JCPE Paulo Paiva, mais uma vez agradeceu a presença e a participação de todos. O Presidente fez uma breve explanação do ano de 2023 para o turfe pernambucano.
– O Comissário de Corridas Augusto (Guga) nos passou a informação que a previsão para a primeira reunião de 2024 é o dia 13 de janeiro. A inscrição será no dia 04, no horário habitual. Segundo informou o comissário, já está pronto o esboço do calendário clássico. A festa do Grande Prêmio Bento Magalhães, segundo Guga , será no mês de novembro.
– A equipe de comunicação do JCPE, do Bastidores do Turfe Pernambucano (Chico Mendonça, Serginho Santana); Instagram (Carolina Fonseca) ; transmissão (Higor Sales) e fotografia (Fernando Carvalho) deseja a todos os turfistas e profissionais um