Por Chico Mendonça – Serginho Santana
Fotos: Chico Mendonça – Carolina Fonseca – Fenando Carvalho
– Campeão de nove estatísticas e tetracampeão do Torneio Melhores do Ano, o jóquei Alan Maciel está trocando mais uma vez o turfe pernambucano pelo turfe carioca, hoje o turfe mais concorrido do Brasil. Alan embarca para o Rio de Janeiro no domingo 27, após a realização do XXVI Grande Prêmio Roberto Sá. No Torneio Melhores do Ano 2023, Alan é o líder com 275 pontos, 64 a mais do que o segundo colocado, o jóquei F.H.Costa com 211 pontos. Para conquistar a quinta edição do torneio, Alan vai precisar contar com a sorte ou a possibilidade de estar no Recife nos dias dos principais grandes prêmios com boas montarias. Desejamos sucesso para A.Maciel nesse seu novo desafio.
– O Jóquei W.Xavier será o único jóquei visitante nasfestividades do XXVI Grande Prêmio Roberto Sá. Contratado por Paulo Henrique Pereira, Will vai montar os animais Damazo no 3º páreo, Lord Glory no 4º páreo e Olympic Impact no 7º páreo. Will só não vai estar no dorso da invicta Catedral, que foi um pedido especial de Alan Maciel para conduzir a filha de Catch a Flight (Arg) e Cameron Diaz, invicta em cinco apresentações com a condução de Alan Maciel.
– O cavalo Aquarius, que teve problemas na partida no dia da sua estreia na Madalena, sofreu uma lesão e teve que passar por um procedimento cirúrgico no Hospital de Equinos Trote, na Cidade de Caruaru, a 130 km do Recife. Segundo informações que nos foi passada, a cirurgia foi um sucesso e Aquarius deverá retornar para o Jockey Club no prazo de sete a dez dias.
– Com o alazão Aquarius foras das disputas provavelmente até o mês de novembro, o Stud Pontual de Recife não perdeu tempo e foi em busca de um substituto para representar a farda nos grandes prêmios Manoel Medeiros, Bento Magalhães, Edisio Pereira e Sérgio Paiva. O nome escolhido foi do castanho C’est Possible, um filho de Victory Is Ours e Utopia, que traz uma campanha de sete vitórias, sendo seis na Gávea e uma em Cidade Jardim.
– As éguas Bateria e Medalha começaram os treinamentos visando o retorno às corridas. Medalha fez o primeiro floreio de 600 metros e Bateria deu um galopão de 400 metros. O treinador W.Maciel disse que ambas deverão fazer o primeiro trabalho após o retorno ao JCPE na tarde da sexta feira 25.
– Apresentando claudicações nos anteriores, Nepal está fora do Grande Prêmio Roberto Sá 2023. O pupilo do Stud São José dos Bastiões não tem previsão de retorno às corridas.
– Nas Ilhas Maldivas, Michel Platini continua faturando. No sábado 19, ele foi para a foto da vitória com Global Glory, no 6º páreo em 1365 metros.
– No Hipódromo Noruega Derb Day, brilhou a estrela do pernambucano Sandro Paiva. No domingo 20, Sandrinho venceu um páreo comum em 2.400 metros grama com o cavalo My French Dream, um castanho quatro anos quatro vitórias em nove apresentações, e uma prova de Grupo 3, o Marit Seaaas Minnelop, 1.800 metros pista de grama com o cavalo Hard One To Please. Michel é Sandrinho são jóqueis oriundos do Projeto Jóqueis do Futuro do JCPE, brilhando no turfe internacional. Parabéns.
– Aniversariantes do mês de agosto: Niltinho Brederode, Ricardo e Edisio Pereira (21/08), Antônio Elias Salomão e o Jóquei M.Silva, este completando 47 anos. Parabéns a todos os aniversariantes!
– Na programação do domingo 20 e segunda-feira 21, dos jóqueis pernambucanos que atuam no hipódromo da Gávea só não venceu o jóquei A.M.Silva. Leandro Henrique, W.Xavier e B.Melo estiveram na foto da vitória. W.Xavier venceu no domingo o 3º páreo com Layla, e o 6º páreo com Rauschenberg, travando uma sensacional luta com L. Henrique que formou a dupla com Oliver In Camelot. No 5º páreo em 1.900 metros, o Braço de Mola levou para o disco o castanho Intuito Campeão.
– Na programação da segunda-feira, L. Henrique foi para a foto no 2º páreo com Quilograma e no 8º páreo com That’s Life. No 4º páreo, em 1.400 metros pista de areia, chegou a trifeta pernambucana pagando um rateio de R$. 4.813.90. O aprendiz B.Melo chegou na frente com o animal Herobrine e em seguida chegaram A.M.Silva com Happy-Rich em segundo e W.Xavier em terceiro com Giant Irish.
– Os turfistas de Sobral Roberto Farrapo e Davi Parente nos mandaram mensagens agradecendo as divulgações das corridas do Derby. Para nós que fazemos os Bastidores do Turfe Pernambucano será sempre um prazer divulgar as atividades e eventos do nosso co-irmão, o DCS. É só nos mandar as noticias.
– As apostas dos arremates para a programação do XXVI Grande Prêmio Roberto Sá estão bombando, mas uma aposta em especial mexeu com os bastidores do turfe nessa tarde da quinta-feira 24. A aposta foi no 2º páreo, entre os turfistas Carolina Fonseca, que vai torcer por Neville, que fez uma excelente estreia vencendo em 1.200 metros, e Paulo Pereira, que vai torcer por mais uma vitória da sua invicta Catedral, com cinco vitórias a fio. Neville vai com a condução de F.H.Costa, que diz que não perde, e Catedral vai com o líder das estatísticas A.Maciel, que está deixando o turfe pernambucano e quer levar na bagagem a sexta foto com Catedral.
– Para quem está curioso para saber o valor da aposta entre Carol Fonseca e Paulo Pereira, o valor foi de R$ 10,00 reais, que será doado ao cavalariço do animal vencedor. São esses gestos de alegria, descontração e respeito que enaltecem e fazem bem ao turfe. Que vença o melhor e que o cavalariço vencedor gaste o dinheiro com moderação.