Bastidores do Turfe Pernambucano 04/11/23

Por: Chico Mendonça – Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Diego Nunes – Fernando Carvalho – Silvio Rondinelli (JCB)

-Foi um sucesso a festividade do 55º Grande Prêmio Bento Magalhães. A vitória do favorito In Fact fechou com chave de ouro a programação, que só não foi completa de êxito devido ao acidente com o potro Seu Hervê, nos 1.700 metros do 6º páreo. No demais, as visitas dos jóqueis L.Henrique, W.Xavier, D.S.Machado e do campeão mundial de vitórias J.Ricardo, e dos treinadores V.S.Lopes e J.C.Sampaio, abrilhantaram a tarde festiva do turfe pernambucano. Parabéns não só aos vencedores, mas a todos os que participaram e contribuíram para o sucesso de mais uma edição da festa maior do turfe pernambucano.

Sábado 28/10. Tarde de gala do turfe pernambucano

– Além de uma grande comitiva do turfe cearense e de turfistas do sul do pais, tivemos as presenças do veterinário Dr. Beto Marinho, um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho dos animais do Haras Depiguá, dos jornalistas André Cunha, Karol Loureiro e Leopoldo Scremim.

– Bastidores do turfe pernambucano ainda de ressaca da grande festa do dia 28 de outubro, o 55º Grande Prêmio Bento Magalhães. Pouca movimentação na raia e nos passeios à tarde.

– O Haras Depiguá conquistou mais uma grande feito para o seu criatório. Foi a conquista da Tríplice Coroa Pernambucana 2023, com   Minuxa, uma filha de Vontade de Matar e Lúnula, irmã inteira de Luniara. Em 2021, o Haras Depiguá bateu na trave com a égua Kalorosa. Parabéns ao titular do Haras Depiguá, Carlos Baltar, e a toda equipe, que trabalharam com muito afinco para enaltecer o nome da criação nordestina.

Minuxa., a nova rainha da raia pernambucana

– A presença do Jóquei  J.Ricardo, recordista mundial de vitórias,  abrilhantou as festividades do Bentão 2023 e ficou eternizada na homenagem que a direção do Jockey Club de Pernambuco prestou, dando o nome do campeão ao podium, que passa a se chamar Podium Jorge Ricardo. No 8º páreo, grande prêmio Romeu Medeiros,  Ricardinho conquistou a vitória de numero 13.276 com o cavalo Nabuki, do Stud São José dos Bastiões, do presidente Paulo Paiva.

O grande campeão Jorge Ricardo na inauguração do Podium em sua homenagem. (Foto de Karol Loureiro)

– Depois da programação do Bentão 2023, nove animais já se despediram do areão da Madalena. C’Est Possible e He’s Gold foram embarcados para cumprir campanha no turfe paranaense. San Paolo, North Face e Sultão da Lagoa, do turfe cearense, seguiram para o turfe carioca, assim como os animais Baby Shark, Isnar e Silver Blue. Iron Kentucky, do Haras Cariri PE, vai tentar a sorte no turfe gaúcho e ficará sob os cuidados do treinador L.Arias.

– A égua Quarentona deixou a cocheira de Joaquim Moreira (Stud Big Boss) e passa a defender a farda do Stud Anderson Recife.

Quarentona vai defender nova farda

– Muita festa na comemoração do bicampeonato da égua Ourinho da Mamãe na Prova Especial Jornalista Claudio Santa Cruz. A filha de Alcorano é o primeiro animal a vencer duas edições dos 1.300 metros do festival do Grande Prêmio Bento Magalhães. Em 2022, Ourinho da Mamãe venceu o Claudio Santa Cruz na farda do Stud No Stress Recife e teve a condução de Alan Maciel. Em 2023,a condução foi do jóquei D.S. Machado , que substituiu W.Pereira. J.A.Barros foi o responsável pelo preparo de Ourinho da Mamãe nas duas edições.

Festa na comemoração do bicampeonato de Ourinho da Mamãe na Prova Especial Jornalista Claudio Santa Cruz.

– O potro Seu Hervê, do Stud C.M.L. Recife, vem se recuperando bem do acidente na partida do 6º páreo na terceira prova da Tríplice Coroa Pernambucana. Seu Hervê tentou pular dentro do box e ficou enganchado, machucando o posterior direito.  A previsão de retorno às corridas é janeiro de 2024.

Seu Hervê. Vai ficar um bom tempo fora das pistas

– Uma linda vitória, muito comentada no festival do Bentão 2023, aconteceu na disputa do 3º páreo, entre os animais, Baita Blade, reaparecendo com o treinamento de I.M.Alves e condução  do aprendiz Antony Cardoso, e Laos, treinamento de J.Lemos , com D.S.Machado no dorso. Foi uma reta de tirar o folego: o aprendiz não se intimidou com a experiência do seu adversário, e, em uma excelente condução, trouxe Baita Blade para a foto da vitória, que foi muito comemorada pelo I.M.Alves, seu treinador e proprietário.

Baita Blade reapareceu em grande estilo com a tocada do aprendiz A.Cardoso Ap2

– Por falar na atuação de Antony Cardoso no terceiro páreo, é pra ele que vai a joqueada da semana e da programação do Bentão 2023. O garoto, que tem um futuro promissor pela dedicação à profissão, também deu show na condução da estreante Quash Jazz, de propriedade de Joaquim Moreira da Silva. Parabéns!

Parabéns ao aprendiz Antony Cardoso, que tem um futuro muito promissor.

– Nos bastidores da semana passada, Adriana Barros mandou o recado:  “vamos ganhar com Quash Jazz e se derem chance vamos para a foto com Jurista King”. A profecia de Adriana vingou com Quash Jazz vencendo o 2º páreo e Jurista King chegou perto da vitória no 4º páreo.

Bem que Adriana avisou: “vamos ganhar o 2º páreo”

– Com o resultado da ultima reunião, o jóquei F.H.Costa, que vem liderando as estatísticas da atual temporada, está empatado com Alan Maciel no Torneio Melhores do Ano 2023, ambos com 291 pontos. Com a ida de A.Maciel para o turfe carioca, F.H.Costa tem tudo a seu favor para quebrar o record de Maciel , que venceu as quatro primeiras edições do torneio.

F.H.Costa pode ser o próximo campeão do Torneio Melhores do Ano 2023

– Deixou uma boa impressão a apresentação do estreante Trick Twice, do Stud São José dos Bastiões, que foi o terceiro colocado nos 2.400 metros do Bento Magalhães. Trick Twice chegou muito em cima da hora, faltando um pouco de aguerrimento. Mostrou que nas próximas corridas será osso duro de roer.

– Iniciando o mês de novembro, vamos cantar parabéns para o turfista Fernando Sampaio e para nossa grande turfista, diretora e responsável pelas mídias sociais do JCPE, Carolina Fonseca. Parabéns e muitas felicidades aos aniversariantes!

A nossa aniversariante de novembro. Parabéns, Carol!

– o dedicado cavalariço Jackson Lima, que em breve deverá abraçar a profissão de treinador, vem se dedicando ao máximo para reaparecer nas corridas com Don Juan De Marco. Segundo Jackson, o retorno será na programação do grande prêmio Edisio Pereira.

Jackson Lima. Profissional dedicado. No futuro, um bom treinador.

– O castanho Olympic Petrus, do Stud Imperial, está sendo preparado para reaparecer na programação do Grande Prêmio Edisio Pereira. O treinador J.A.Barros vem se dedicando ao máximo no preparo do filho de Universal Law, que está há dois meses fora das pistas. No entanto, os titulares do Stud Imperial já definiram que o animal só volta quando estiver completamente recuperado dos contratempos que sofreu.

Olympic Petrus. Só voltará às atividades quando estiver tinindo!

– O vencedor da milha do Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira, Go Petrus Go, pegou uma infecção no olho e deverá ficar um bom tempo parado. Os titulares do Stud Turfe Recife não escondem a preocupação com o bom corredor, que deu um show nos 1.700 metros.

Dedicação máxima dos titulares do Stud Turfe Recife para a recuperação de Go Petrus Go

– O alazão Komka foi vendido e já está sob os cuidados da treinadora E.S.Gomes (Neném), que não revelou o nome do comprador.

Komka já está na cocheira da treinadora E.G.Silva

– Na Dinamarca, o jóquei A.F.Matos voltou às atividades após dois meses de suspenção por uso indevido do chicote.  A.F.Matos, nos informou que lá o uso do chicote é muito restrito, só podendo ser usado em último recurso. Em uma corrida, os comissários entenderam que mesmo usando o chicote na paleta do animal para alerta-lo durante o percurso, A.F.Matos  0 usou imoderadamente. No retorno da suspensão, A.F.Matos atuou em quatro dos seis páreos que compôs a programação.

A.F.Matos. Voltando de suspenção, atuou em quatro páreos no sábado 28/10

– Fechando essa edição dos Bastidores, vamos parabenizar o proprietário Paulo Henrique Pereira e o jóquei Alan Maciel pela linda vitória de Lord Glory no sétimo páreo da programação da terça-feira 31/11, numa tocada espetacular do Alan. Parabéns, o cara mostrou que é um gênio. Também agradecemos a todos os profissionais pelas indicações e colaboração com a nossa coluna semanal.

Vitória expressiva de Lord Glory com Alan Maciel no 7º páreo da noturna da terça feira no JCB.

 

Postada em Notícias.