O turfe pernambucano teve uma grata revelação neste ano 2009.
Antonio Ferreira Matos (A.F.Matos), 16 anos, aprendiz de 3ª, conquistou nada menos que 13 vitórias neste ano.
Garoto simples, filho de Antonio Matos Barbosa, o sei maior incentivador, mas sempre rigoroso com a disciplina e com o horário do filho no trabalho, mas principalmente no que diz respeito à formação escolar.
“Toinho” como é mais conhecido na vila hípica do Jockey Club de Pernambuco já montou para quase todos os treinadores e agora em janeiro do próximo, Antonio vai nos deixar e ingressar na escola de formação de jóqueis do Hipódromo da Gávea.
Segundo nos informou Antonio Matos, a passagem já esta marcada para o dia 25 de janeiro e no dia 26 ele estará se apresentando ao professor Paulo Milênio.
A primeira vitória no turfe foi no ano de 2008 na programação do Grande Prêmio Bento Magalhães montando o cavalo Falcão Peregrino do Stud Cortez PE. No ano de 2009 surgiu a grata revelação, e ele mesmo Antonio Matos fez questão de comentar suas vitórias na pista pernambucana.
-A 1ª vitória de 2009 foi no dia 15/02 montando Borracho do Stud Aguiar Pescados.
– 2ª vitória. Foi no dia 15/03 montando Totti. Foi uma das mais bonitas da minha carreira. Depois de uma reta brigada no mano a mano com M.Silva montando Impiedoso, no final eu consegui livrar uma cabeça de vantagem e comemorar a vitória. Para mim uma vitória importante, ganhar de M.Silva no mano a mano é difícil, essa eu nunca vou esquecer.
– 3ª vitória foi no dia 16/06 com a égua La Flor do Stud Big Boss. Essa vitória foi muito importante para mim. Depois dessa vitória de ponta a ponta, as portas se abriram para outras vitórias.
– 4ª 28/06 Vitorian – La Flor. Foi bom repetir a dose. Passei para aprendiz de 3ª
– 5ª vitória 28.06. Neck Welch também do Stud Big Boss. Aprendi muito com o J.A. Barros ele é um cara bom demais.
– 6ª Vitória 12/07 – Tinglês Stud CML Recife. Pena que esse cavalo não esta mais aqui. Gostava muito dele.
-7ª Vitória 12/07 – Arrasa Quarteirão. Estreiar um cavalo desse nível treinado pelo M.Ferreira, foi muita responsabilidade até porque ele era o favorito do páreo.
– 8ª Vitória 20/09 – Birth Place. Que estreia hein!
– 9ª Vitória 25/10 – Foi uma corrida que também eu não vou querer esquecer, nem tão cedo.
– 10ª vitória 21/10 – Birth Place essa foi mais difícil. No final ela cansou. Também o trem de corrida foi mais violento.
11ª – Vitória 19/12 – Birth Place – Pela confiança que encontrei nela, eu achava que não perdia.
12ª Vitória 19/12 – Arrasa Quarteirão Essa vitória para min foi uma das mais lindas que eu conquistei. Fiz um percurso perfeito e consegui uma expressiva vitória. Recebi muitos elogios de colegas jóqueis, treinadores, proprietários e dos amigos. Pra mim foi demais.
“Desejo também parabenizar a direção do Jockey pela boa administração em 2009 e desejar a todos um feliz Ano Novo. Quero deixar para os amigos uma frase que eu sempre tenho comigo e faço dela o meu lema de vida: Eu procuro sempre o que está ao meu alcance. E o meu alcance, é ilimitado”, finaliza Toinho