Bastidores do Turfe Pernambucano 02/12/23

Por: Chico Mendonça e Serginho Santana

Fotos: Chico Mendonça – Fernando Carvalho

– Com a vitória no 33º Grande Prêmio Edisio Pereira, o alazão In Fact mostrou que é o melhor cavalo em atividade no turfe nordestino na atualidade. Cassado na raia em todas as partes do percurso, o filho de Midshipman(USA) / Stormin’Julia(USA não se intimidou e mostrou  categoria suficiente para superar todos os percalços da corrida. Aos 7 anos, o futuro reprodutor do Haras Depiguá deverá se despedir das pistas nos 2000 metros do Grande Prêmio Sérgio Paiva, na última programação de 2023. Esse é o planejamento do titular do Haras Depiguá, Dr. Carlos Baltar. Estar presente na despedida do craque, no dia 16, já vale a ida ao jockey.

In Fact. Chegando a hora de se despedir das competições.

– Minuxa, a mais nova tríplice coroada do turfe pernambucano, deverá seguir viagem para cumprir campanha no sul. Ainda não ficou decidido se vai para Cidade Jardim ou para o turfe carioca. Tudo indica que o destino inicial será Cidade Jardim.

Minuxa. Gávea ou Cidade Jardim?

– Está em negociação a ida do potro Mileum para o turfe carioca. Segundo informações da cocheira, está sendo firmada uma parceria com o proprietário Jorge Olímpio. Caso confirmada, Mileum seguirá em janeiro.

Mileum. Fez uma boa corrida na programação do Edisio Pereira 2023.

– E tem mais Haras Depiguá. A égua Luniara, que estava em Cidade Jardim aos cuidados de Emerson Garcia, já está no Rio de Janeiro sendo cuidada pelo experiente J.C.Sampaio, no CT Dedo de Deus em Teresópolis. Na quarta-feira 28, Luniara fez o primeiro apronto de 800 metros cravando 52s. 4, com ótima ação no final. O treinador J.C.Sampaio ainda não definiu a data de estreia de Luniara nas pistas cariocas.

Luniara. No CT Dedo de Deus em Teresópolis.

– Com nove vitórias em 24 apresentações na Madalena, Silver Blue, que está de volta ao turfe carioca, deverá fazer sua reestreia na segunda semana de dezembro. Foi o que nos informou Clayton Matheus. Na Gávea, Silver Blue está sob os cuidados do treinador M.Palhares.

Silver Blue. Uma das revelações do turfe pernambucano em 2023.

– Sob os cuidados do treinador L.Arias, Iron Kentunck, do Haras Cariri PE, deverá estrear em meados de dezembro no Hipódromo do Cristal.

Iron Kentuncky. Deve estrear em meados de dezembro.

– Pit Stop foi negociado com o Stud The Barros e já está sob os cuidados do treinador J.A.Barros. O Stud São José dos Bastiões também colocou à venda os animais Chacabuco e Fatal Bull. Informações com o treinador C.A.Nascimento (Beto).

Pit Stop. Vai defender a farda do Stud The Barros.

– Muito enturmado na Madalena, o alazão Primo Claudio do Haras Bongy vai cumprir campanha no hipódromo da Gávea. O embarque deverá ser antes do GP. Sérgio Paiva.

Primo Claudio vai competir no turfe carioca.

-Quem também deverá deixar o turfe pernambucano é Lamech. Segundo informações que nos chega, o filho de Vontade de Matar será levado para continuar campanha em Cidade Jardim.

Lamech. Também vai deixar a Madalena. O destino é Cidade Jardim.

– Quem mudou de cocheira essa semana foi Mindfullness, que passa a defender a farda do novo Stud Agro Pet. Mindfulness ficará sob os cuidados do treinador Thiago Souza, na cocheira do Haras Bongy.

Mindfullness. Adquirido pelo novo Stud Agro Pet.

– Transferido para a cocheira de Joaquim Moreira, o alazão Paraiso Fiscal vai passar por um tratamento intensivo e, se der certo, deverá reaparecer em fevereiro.

Paraiso Fiscal. Também mudou de cocheira.

-Trick Twice será levado de volta para o turfe paulistano. Nos 2000 metros do Grande Prêmio Sérgio Paiva, o Stud São José dos Bastiões será representado pelo alazão Vijay.

Vijay será o representante do Stud São José dos Bastiões no Grande Prêmio Sérgio Paiva.

– Mais uma vez o aprendiz J.Victor levou a joqueda da semana. Das cinco montarias que assinou, levou três para o disco. No 2º páreo, com o estreante Vigor de Birigui, J.Victor fez m ótimo percurso exigindo do seu animal no momento certo dominando a corrida sem muita dificuldade. No 3º páreo, não se preocupou com o distanciamento de Don Bizarro e fez uma reta brilhante, mesmo sendo ameaçado no final por Ourinho da Mamãe, égua que tira o sono de qualquer adversário. No 5º páreo, João Victor (Don Babito) fez um percurso brilhante no dorso de Que Vida Loca. Parabéns!

A joqueada da semana vai mais uma vez para o aprendiz J.Victor. Parabéns Don Babito.

– Após a disputa dos 1.700 metros do Clássico Antônio Alves Pereira, o cavalo Baita Blade saiu bastante sentido do tendão esquerdo. No próximo sábado, Baita Blade vai passar por uma avalição mais profunda e seguirá no tratamento intensivo. Irailton Alves, seu proprietário, lamentou muito o acontecido e espera voltar com ele às pistas em fevereiro de 2024.

–  Quem estava na raia após a disputa do 5º páreo passou por um momento inusitado. Um  enxame de marimbondos  fez  algumas pessoas  correrem, inclusive os fotógrafos. Mas no final deu tudo certo ninguém foi atingido pelas ferroadas. Ficou só no susto.

-Parabéns ao jóquei Anderson Paiva pela excelente condução do cavalo Kung Fu, no 1º páreo da noturna de segunda feira na Gávea. Foi uma chegada de tirar o fôlego.  Estendemos os nossos parabéns ao proprietário do cavalo Punta Del Este, Paulo Henrique Pereira, e ao jóquei Alan Maciel, pela brilhante vitória no 2º páreo da terça-feira, que culminou com a trifeta pernambucana. Parabéns a todos os pernambucanos que estão brilhando intensamente no turfe carioca o mais concorrido do Brasil!

Expressiva vitória de Punta Del Este, com Alan Maciel. (Foto de Silvio Rondinelli)

-Domingo 3 de dezembro nossa torcida vai para os jóqueis A.Siqueira e L.Henrique, na festa máxima do turfe paranaense. O principal páreo da programação foi transferido da pista de areia para grama, acabando com uma tradição, onde se reuniam os melhores arenáticos do país. É triste ver o pouco espaço dado aos arenáticos, que acabam se desvalorizando ainda mais.

– Começamos o mês de dezembro cantando parabéns para os jóqueis Alan Maciel e Fábio Silva (Bambino) Parabéns e muitas felicidades. Também é dia de cumprimentar lá no Rio de Janeiro a joqueta Vitoria Mota. Parabéns e muitas felicidades.

Parabéns e muitas felicidades . Um forte abraço da equipe Dos Bastidores do Turfe Pernambucano.

 

Postada em Bastidores do Turfe, Notícias.