Localizado na cidade de Gravata a 88 km do Recife, o Haras Depinguá é o mais novo centro de criação de cavalos PSI do Estado de Pernambuco. Estado que já teve grandes criadores como o Haras Maranguape onde nasceu o craque Mossoró vencedor do primeiro Grande Prêmio Brasil, o Haras Mussurepe de Raul Bandeira de Melo, Haras Demerara do Dr. Fernando Uchôa, Haras Nova Vida de Mario Luiz Coelho, Haras Carrapicho e o Haras Bongy da tradicional família Medeiros que atualmente não está criando com todo o seu potencial do passado.
O Haras Depinguá, um antigo sonho do empresário Dr. Carlos Baltar Buarque de Gusmão que desde o ano de 1975 quando esteve pela primeira vez no Jockey Club de Pernambuco, teve logo de cara uma paixão, e uma grande admiração por um animal. O cavalo Galbion de propriedade do estimado turfista Mauro Branco. Dr. Carlos Baltar se tornou fã incondicional de Galbion e sempre que o animal estava inscrito ele estava no Jockey torcer independente das chances de vencer ou não o páreo em que iria participar. Outro cavalo que lhe chamava muita atenção na década de 70 era Archimedes um lindo alazão de propriedade do Stud Guararapes vencedor do Grande Prêmio Bento Magalhães de 1979.
Desde a época em que conheceu o Jockey, o desejo que tinha Dr. Carlos Baltar não era o de ser proprietário de cavalos. Mas sim, criador, mas a idéia na época ainda não era viável, mas era um sonho, e com muita determinação e coragem para ir contra as perspectivas de sucesso na criação devido ao estado de Pernambuco não ser tradição na criação de PSI. Nasceu há 15 anos o Haras Depinguá que aos poucos vai se firmando no turfe nordestino e com uma promessa de alçar voo para em breve brilhar no cenário do turfe nacional. O Haras Depinguá é dividido em duas partes. A primeira parte é destinado aos potros e tem 40 hectares a outra parte ficam as éguas reprodutoras com 300 hectares. Na parte que é destinada aos potros o haras Depinguá conta com uma boa estrutura de baias, piquetes, maternidade, sala para exames de ultra-som, farmácia veterinária e quarto de ração, sede e escritório. A assistência veterinária do Haras Depinguá, está a cargo do Dr. Luiz Roberto Medeiros que tem uma larga experiência na criação de animais da raça PSI, sendo vencedor de varias provas no hipódromo da Gávea com animais de criação do Haras Bongy. As pastagens de capim pangola, pangolão e tífton, são irrigadas e tem acompanhamento de agrônomos e técnicos especializados em nutrição animal.
Parcerias
O Haras Depinguá mantém uma parceria com o Dr. Beto Marinho, veterinário do extinto Haras Tibaji. Ele presta assessoria na área de manejo, alimentação e cuidados sanitários. E mais os Stud’s CML-Recife e Stud Asa Branca.
Reprodutores
Estão alojados no haras, dois excelentes reprodutores. Midnight Prince um castanho de 1999 (Ghadeer (FR) / Careleess Queen), que já defendeu a farda do Stud Asa Branca no Recife e Going Away, um castanho 2001 por Roi Normand (USA) e Gondola Real, este último é o atual recordista dos 1.400 metros na pista de areia em Cidade Jardim.
Reprodutoras
America Dancer – Ana Belle – Angelica Hunter – Dabbene – Feiend For Ever – Glacial Ryes – Hat Jeans- Impossible Loose – Joia da Vitória – Juana La Rubia – Treaco Harous -Royal Rio (Haras Bongy) e Caá Cati.
Primeira Geração do Haras Depinguá
A primeira geração do Haras Depinguá é de 2007 os potros Albalux e Alamo. Albalux estreiou na Madalena no dia 28 de fevereiro com uma sensacional vitória na distância de 800 metros na excelente marca de 51.7s em páreo reservado para potros inéditos. O potro Alamo que já está preste a estreiar, já fez os primeiros aprontos e vem deixando boa impressão. O treinador responsável pelos animais Ricardo Gomes (R.Gomes) gostou muito do primeiro apronto de Alamo que largou da seta dos 1000 metros e fechou os últimos 600 na boa marca de 38.s. O titular do Stud CML-Recife Mácio Uchôa que vem supervisionando os animais do Haras Depinguá, já nos adiantou que o debut de Alamo deverá acontecer no final de maio ou início de junho.
Geração 2008
All Roud Depinguá – Allana do Depinguá – Alliance – Allote depinguá – Angel Lux Depinguá – Personalidade. Filhos de Going Away e Music Prspector. Os animais da geração 2008, deverão ser trazidos para o Jockey Club de Pernambuco no início do segundo semestre.
Geração 2009 filhas de Midnight Prince
Bateria do Depinguá – Batuta do Depinguá – Belissima La Rubia – Belle Jeans – Best Joice- Best Of Depinguá – Best Prince. Potros que chamam a atenção pela docilidade. Já está certo que em 2011 a potranca Bateria virá para o Stud Asa Branca especialmente para o Dr. Caio Baltar.
Dr. Carlos Baltar, fala mais um pouco do Haras Depinguá:
O Haras
Um sonho que hoje já é uma realidade e que já deu os primeiros passos. Ainda temos muito que fazer e aprender.
Criação
Estou gostando do plantel, tudo aqui tem o acompanhamento de profissionais especializados. Acho que estamos no caminho certo.
Primeira Vitória
A vitória de Albalux nos incentivou ainda mais a se dedicar a criação. A vitória foi muito bonita, eu já assisti o DVD da corrida e mandei umas cópias para alguns amigos no Rio de Janeiro. Toda a semana assisto ao menos uma vez.
Venda de Cobertura
Estamos nos preparando para comercializar coberturas, mas acho que vai ficar para o ano que vem porque temos que estruturar as nossas instalações para receber animais de proprietários que desejem hospedar os seus animais. Vamos estabelecer o valor das coberturas e estadia em caso do animal venha ficar alojado no haras. O valor das estadias será em torno de um salário mínimo por mês. Quanto às coberturas ainda não temos o valor a ser cobrado.
Venda de animais
Todo criador pensa em vender os seus produtos, com o Depinguá não seria diferente. Está nos nossos planos. Em breve vamos vender animais sim.
Criação Nacional
Acho que atravessa um bom momento. Hoje a maioria dos bons criadores que realizam seus leilões, na maioria está se saindo bem. Isso é muito bom. Os animais que estão sendo vendido para o exterior estão ganhando páreos importantíssimos. Mais veja só, nos atualmente estamos pensando no mercado regional para depois irmos competir no mercado nacional. E tudo isso leva tempo, mas vamos chegar lá.
Satisfação
Gosto muito do convívio com os amigos do Jockey , aquele bate pão no padock com Márcio Uchôa um grande incentivador , meu sobrinho Léo Uchôa que gosta muito da criação. Silvinho, Marcos e Dr. Caio Baltar, Joca. Gosto de receber amigos para conhecer a criação. Já recebi a visita no haras de Waldemir Miranda, fiquei muito feliz com a visita recente de Marcos Cortez e quero receber mais proprietários do Jockey para conhecer o haras e trocarmos idéias sobre a criação, reprodutores, matrizes e o dia a dia do Jockey.
Equipe
Não poderíamos deixar de mostrar a equipe que esta o dia a dia cuidando dos animais. Manuel Severino (Mané), José Roberto, Josivaldo Candido (Val) e Gilmar que não estava presente.
E para encerrar, como ninguém é de ferro, nos reunimos na sede do haras para um bom bate papo e a degustação de um bom queijo de coalho feito artesanalmente no próprio haras, água de côco, e uma cachaça de banana feita na propriedade (ótima por sinal) e uma cervejinha bem gelada, afinal o clima estava bem propício.
Parabens pela perseverança. Torço que outros apaixonados por corrida tomem como exemplo a iniciativa.
Desejo muito sucesso ao Haras Depinguá.
Só pra concluir, também fui um dos fãs do cavalo Arquimedes.
Iniciativa arrojada,fruto de um amor incondicional pelos cavalos de corridas.Concretização de um SONHO!….
Muito Sucesso!
Caro Dr. Carlos Baltar
Gostaria de lhe parabenizar pela criação de PSI mantida em Pernambuco.
Moro no Ceará, mais precisamente no Município de Maranguape, situado na Região Metropoitana de Fortaleza. Também me confesso apaixonado pelo cavalo PSI, sendo proprietário de um pequeno haras chamado Forquilha de Maranguape, o qual estou no momento tentando reestruturá-lo.
Gostaria de trocar idéias com o Senhor para enriquecermos nossos conhecimentos.
Para isso seguem meus telefones:
Residencial: 085-33412522
Celular: 085-87650048
Peço-lhe enviar-me seus telefones para contatos
Atenciosamente
Pedro Pessoa Câmara
gostei muito deste haras, é um local amplo, com bons cavalos e muito bonito.
queria saber preço de égua para reprodução? Icó – Ce
vendo uma egua para reproduçao filha de gadir. obs animal lindo.fone 67-9261-7021
Tenho um equeno tantel de PSI nosso reprodutor foi do amigo Paulo Paiva e o Smart Club que com eguas comuns tem tido uma linda producao de animais pretos temos tambem quatro eguas Alegria Galera e Domitila pretas intura do brrasil alaza erincesa Fighth tordilha irma de gloria de cameao cav ganhador na copa do rei no dubay queria se interessar arceria com vcs sou dentista em limoeiro pe fone97197300 falar com minha es Robeana obg ela atencao
Sou peq criador em limoeiro pe nosso cavalo foi dr paulo paiva e o smart club cav preto com roducao com eguas comuns filhas pretas temos duas filhas nossas eguas psi sao alegria da galera e domitila pretas intura do brasil alaza e rinceza fighter tord irma de gloria de cameao proponho parceria pois nao estao tendo o necessario aroveitamento esero resosa urgenteo obg ela atencao dedicados
vocês tem algum potro apartado para vender?sou de Alagoas .
vocês tem algum potro apartado para vender?sou de Alagoas .
gostaria de saber valore e fotos do animal Pai e mãe.
quero comprar uma potra inglesa o que faço
Favor entrar em contato com o HARAS DEPIGUA.
081 8771.7372
Atenciosamente
KARDINAL
vcs tem uma potranca a venda ai
aqui fala um carioca criado no jardim botananico e como nao poderia deixar de ser apaixonado por cavalos em especial psi. hoje moro em sc com saudade dos velhos tempos de joqueis como rigoni , bequinho, marchant e muitos outros na sua maioria provenientes do grande nordeste brasileiro. descubro agora por acaso este site e fiquei muito , mas muito satisfeito com a realizacao do dr.carlos. o brasil precisa mesmo e muito do nordeste e sua populacao competente e trabalhadora. vou torcer pela sua criacao e acompanhar , como faco sempre , as corridas pela internet os craques do dr, carlos , grande abraco.
Muito felizes com sua participação e paixao turfistica.
Estamos a disposição