JUJUY ESBANJA CATEGORIA NO VI CLÁSSICO MARCO SIRE CORTEZ

Paulo Paiva e o Stud São José dos Bastiões comemoraram muito a recuperação do vistoso alazão

Paulo Paiva e o Stud São José dos Bastiões comemoraram muito a recuperação do vistoso alazão

O Jockey Club de Pernambuco viveu uma grande tarde de turfe, repleta de emoções, grande movimento de público, páreos cheios e equilibrados, com a realização nesta terça-feira, 12 de outubro, do VI Clássico Marco Sire Cortez – 2010. 

No páreo principal, o clássico Jujuy acompanhou o ímpeto inicial de Tettore, para dominá-lo na reta oposta e fugir para o disco, mostrando ter recuperado a melhor forma e desde já constituindo-se em um dos favoritos para levantar os Grandes Prêmios Edísio Pereira e Bento Magalhães, que se realizarão nos dias 30/31 de outubro e 27/28 de novembro próximos. Em mais uma atuação soberba do jóquei M.Oliveira, o Thó, formado nos páreos de pônei da Madalena, que, por sua simpatia, simplicidade e humildade, conquistou uma legião de admiradores em todo o Brasil. 

Na milha, vitória tranquila de Upper Winner, que dominou Safe Port nos 300 metros finais e deu um vareio. No páreo de velocidade, Abmael mostrou que não tem prá ninguém e não tomou conhecimento do até então soberano Kinley, da partida à chegada. Nas demais provas: vitória fácil de Riograndense na prova de abertura, sobre o seu companheiro Rio Acima; em estilo de cânter, Olympic Xará levou de vencido o segundo páreo; na desclassificação de Talk Prospector (que prejudicou a Ubimirim, quarto colocado), a valente Vista Grossa foi a melhor na terceira prova, onde a decepção foi Dauntless Emblem, que nunca esteve no páreo; no quarto páreo, bela vitória de Souscoupe, em atropelada, para cima de Polaco, com os demais chegando todos embolados; na quinta carreira, Effuse prejudicou Sanamirr e derrotou na foto Blue Buck, mas o resultado da prova foi mantido na ordem de chegada; finalmente, na sexta prova, Like Loran, desta feita, livre de Sanamirr (!), derrotou Austin Falls, em performance bem diferente da apresentada há menos de um mês.

 

Posted in Notícias and tagged , , , , .

3 Comments

  1. Ver o Replay do Pareo de Effuse de frente na Reta , em momento algum Effuse prejudicou qualquer competidor e fica bem nitido que o Joquei de Sanamirr coloca o seu pilotado atrás de Effuse tentando jogar o publico contra a Comissão de Corridas . Vamos ser imparcial. Acredito que esta opnião foi dada sem ter visto o filme com a reta de frente.

    Fábio Ferraz

  2. Fábio Ferraz, a questão não é ser parcial ou não (defendo sempre a imparcialidade no julgar e no escrever): o que se tem de responder, segundo o Código Nacional de Corridas, é:
    1.: Houve o prejuízo? Se sim, responder:
    2.: Do prejuízo adveio alteração no resultado do páreo?
    Se sim, cabe a desclassificação. Se não, não cabe a desclassificação, APESAR DO PREJUÍZO.

    As duas perguntas, antes que se dê a declassificação, precisam ser respondidas SEMPRE por cada integrante de toda a Comissão de Corridas e a segunda (2.) trata-se de um julgamento subjetivo.

    Não precisa sair em defesa de ninguém, que o objetivo do comentário não foi o de criticar uma decisão que cabe à Comissão de Corridas tomar segundo seu subjetivo critério. Mas atenção: AS DUAS PERGUNTAS acima precisam sempre ser respondidas pelos comissários (ainda que internamente, entre eles), pois não basta o PREJUÍZO para que haja a desclassificação: TEM QUE, DO PREJUÍZO, RESULTAR EM ALTERAÇÂO DO RESULTADO DO PÁREO.

    “Código Nacional de Corridas
    Art. 159 – Todo o cavalo que obtiver colocação embaraçando a livre ação de qualquer dos competidores na reta de chegada, seja por movimento espontâneo, por partido ilícito do jóquei ou ainda por imperícia deste, será desclassificado da colocação obtida para imediatamente posterior à do cavalo prejudicado, DESDE QUE DO EMBARAÇO DIRETA OU INDIRETAMENTE, ADVENHA ALTERAÇÃO NO RESULTADO DO PÁREO.”

    Outrossim, apenas expressei uma opinião, efetivamente de quem não viu o replay e ficou com essa impressão no páreo ao vivo. Se é como foi dito por você, o jóquei DEVE ser punido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − cinco =