Reta final para a festa máxima e o inicio maior da emoção. Que a alegria e a felicidade estejam estampadas em todos os rostos dos que possam estar presentes e que acima de tudo o turfe esteja em primeiro lugar. Viva o turfe nordestino. Gostaríamos de lembrar que não temos espaço para discussões políticas no site e que tudo que for de bom para o turfe no aspecto esportivo e cultural, o site está e sempre estará como veículo de comunicação número 1. Esta ferramenta já demonstrou de que não há limites para o JCPE.
Bem, vamos ao Bento que é o que de mais nos interessa. Neste ano, receberemos um grande número de renomados profissionais do turfe carioca e paulista o que irá somar ainda mais ao prestígio que se encontra o turfe nordestino no momento. Sem falar nas montarias do Bentão, que terá a presença de profissionais oriundos das corridas de pônei e demonstra que o turfe pernambucano engrenou a marcha da renovação. Podemos afirmar, que sem dúvidas, hoje conta com profissionais de alto gabarito participando do principal páreo da programação, o Grande Premio Bento Magalhães. Michel Platini, Fergus Davidson, Michelsouel Oliveira e Sandro Paiva são os pequininos que se tornaram adolescentes distantes dos entes queridos em busca de um sonho: ser jóquei. São os prata da casa que estarão não só somando, mas podendo erguer um troféu que um dia jamais pensaram em levantar. Pessoas humildes que com o esporte e com o desejo encravado no peito misturam o impossível com a realidade. Sem esquecer de J.Marinho que levou o tordilho Recompensado à estupenda vitória no Grande Prêmio Edisio Pereira disputado no mês passado. Passando pelo experiente S’.Moreira que tenta o tetra na prova. Dos cearenses J.Júlio, em excelente forma, do F.Leandro com breve passagem no turfe local já desbrava o Brasil afora com vitórias e mais vitórias. Como não citar F.E.Souza, o”Wagner”e F.J. Souza, mais conhecido com Jocélio. São Nordestinos. São gente da gente. São profissionais que terão a responsabilidade de coroar o trabalho de várias equipes.
Mas afinal, quem é quem na disputa da 42º Grande Prêmio Bento Magalhães?
Vamos conhecer o perfil de algumas participantes da magna prova.
Vamos começar pelo maior ganhador do Bentão o treinador Alexandre Magno Bezerra.
A.Magno começou no turfe na função de cavalariço aos 13 anos e não demorou muito já faturou o seu primeiro Bento como cavalariço do animal Lord, do Haras Cariri no dia 28 de outubro de 1984. Como jóquei, Alexandre não chegou a vencer o Bentão mas na programação do Bentão de 1999, Alexandre venceu o Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira com a égua Jovem Champion. Não conseguindo ficar de bem com a balança, Alexandre se dedica apenas a função de treinador e hoje é “hexa-campeão do Bento Magalhães”. Venceu nos anos de 1995 com Milaukee, 1997 com Imper Dance, em 2000 levou By Veer ao topo do vencedor com a condução de F.Benone, em 2004 ele voltou a comemorar êxito no Bentão com Nível(recordista da prova) do Stud Cortez-PE que em seguida nos anos anos de 2007 e 2008 venceria com Hi Society e se tornava o proprietário com o maior numero de vitórias na maior prova do turfe pernambucano. No Bentão 2010, Alexandre conta com a inscrição de Yes Book,um dos cotados para a tão cobiçada foto da vitória. No último sábado Alexandre comemorou 43 anos de idade com uma festa na cocheira do Stud Spumão. Boa Sorte para o Venâncio Nahid do Nordeste.
Isaias Ferreira da Luz vem de uma família tradicional do turfe e é um dos mais conceituados treinadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do nosso país. Pouca gente sabe, mas Isaias começou como cavalariço aos 15 anos e logo passou à jóquei montando para o treinador Sr. Walter Ferreira Marinho onde conseguiu a sua primeira vitória com o cavalo Xananel de propriedade do Jockey Club de Pernambuco. Filho do treinador Severino Ferreira mais conhecido como “Severino Amarelinho”, Isaias deixou de montar pelo excesso de peso e logo passou a trabalhar com o seu pai. Depois fez vários estágios no sul do país. Passou pela Fazenda Mondesir, com o Dr. Alceu Athaide, Selmar Lobo, Pedro Nickel, Antônio Alvani, Dendico Garcia entre outros. O primeiro “Bento” ganho por Isaias Ferreira foi em 1977 com Anderson do Stud Guararapes no único empate registrado nas edições. Depois veio a vitória de Archimedes também do Stud Guararapes em 1979 e Recompensado em 2009. No Bentão 2010, assim como no Bentão de 2009, Isaias conta com as inscrições dos animais Istambul e Recompensado. É isso aí seu Biu, sucesso sempre e que seu sorriso continue a iluminar à Madalena. Boa Sorte!
Marcio Lira Marciel, pernambucano, tem 34 anos e é um dos treinadores mais jovens do turfe da região e o mais jovem no Bentão 2010. Deixou de ser promessa para se tornar uma realidade. Márcio conhece bem o que faz e carrega consigo o dilema da disciplina e perseverança no seu trabalho. Tímido, de poucas palavras, mas extremamente observador, é um dos que passou por estágios fora de Recife. Foi ao Rio de Janeiro e fincou laços de amizade que perduram até hoje com o treinador Leonardo Reis. Sua estreia em Bento Magalhães, ocorreu com ano passado com o cavalo Adeus Amigo na época defendendo a farda do Stud 13, equipe que o lançou como treinador. Marcio, conta com a inscrição de El Herdeiro também do Stud 13 que venceu em outubro o Grande Prêmio Manuel Medeiros na distância de 2.200 metros e secundou Recompensado tanto no G.P. Governador do Estado e no G.P. Edísio Pereira. ” O cavalo está melhor e nunca tinha ido na distância de 2400 mts. Demonstrou que gostou e melhoramos muito. Tenho fé”, comentou com poucas palavras.
Antônio Carlos Araújo da Rocha também é cearense de Fortaleza e tem 43 anos. Começou no turfe aos 18 anos e participa do Bentão pela segunda vez. Demostrando muita calma e sempre observando os adversários neste ano será o responsável pelo condicionamento de Verano Porteño de propriedade do Stud Teipon. O treinador acredita que mesmo com a idade elevada Verano Porteño tem chances reais de faturar a prova.” O animal é valente”, disse. No ano passado por pouco ele não venceu o Edisio Pereira. “Eu acredito em Verano Ponteño” finaliza o treinador.
Jairo Martins, ou simplesmente “Seu Jairo” já é um veterano em Bento Magalhães. Venceu em 1975 com Foky animal do Stud Bongy, hoje Haras Bongy, e em 1977 montou Adonis do Stud MM que terminou empatdo com Anderson do Stud Guararapes. Jairo até hoje diz que ganhou o páreo assim como Isaias Ferreira o treinador de Anderson não que perder. Em 1983, foi segundo com Light Bolt do Stud Ouro Preto. Neste ano está preparando o castanho Forever Friends e diz que o seu cavalo melhorou muito. O Didi da Madalena gosta muito de polêmica. Para se ter uma idéia ele jura de pé junto que nunca montou o cavalo Archimedes (montou sim), e que o Grande Prêmio Romeu Medeiros ganho por Pácacio não foi em 1986. Será? Boa sorte “seu Didi”.
E.M.Lima ou ” Misso” como é mais conhecido na comunidade do turfe pernambucano é o responsável direto pelo preparo dos animais do Haras Bongy. Além de treinador é amigo pessoal do Dr. Luiz Roberto Medeiros com quem Misso diz ter aprendido tudo sobre os cavalos de corrida. Os admiradores da farda amarela e bolas pretas do Haras Bongy vão torcer pela vitória do promissor treinador de Tango Arrabalero que ambos vão estrear na maior prova do turfe nordestino. Sucesso aos estreantes e que alegria da família Medeiros esteja mais onipresente na Madalena do que nunca.
Michaelsuel Paixão de Oliveira, o “Thor”, 19 anos, vai para a disputa do Bentão pela primeira vez. Seguiu os passos do irmão o M.Platini começando nas corridas de Pônei onde foi a grande revelação pelo seu empenho e postura no dorso dos pequenos animais. M.Oliveira também foi destaque na escolinha de Cidade Jardim e atualmente tem contrato com o Stud 13, assim como foi com o M.Platini já que ambos cresceram ao lado de G.T.Silva, ex-jóquei e M.L.Maciel eternos defensores da farda azul e laranja. Como nom de artista de cinema, o “Thor” monta de El Herdeiro que sob o seu comando venceu com bastante autoridade o Grande Prêmio Manuel Medeiros 2010. Pela primeira vez na história do Bento Magalhães, dois irmãos vão disputar com chances de vitória um Grande Prêmio Bento Magalhães e por coincidência, um seguiu os passos do outro estreando na magna prova vestindo a mesma farda do Stud 13. Coisa do destino! ” Só que desta vez, eu venço”, destaca o jóquei.
Fergus Davidson é o F.Davidson, para muitos ele é chamado de “Barrozinho” e foi ele o grande vencedor do Bentão do ano passado quando aceitou o convite de Isaias Ferreira para montar o tordilho Recompensado. Barrozinho também veio das corridas de Pônei onde chegou a vencer duas provas. Fez sucesso na escola em Cidade Jardim e hoje é contratado como primeira monta do Haras Bongy, sendo também contratado dos Stud’s Leme e Frevo. Aos 20 anos e mais de 90 vitórias na carreira, Fergus diz que um dia voltará à São Paulo, mas por enquanto a meta é cumprir os seus contratos no Recife e tentar levar Tango Arrabalero a vitória no Bentão 2010. Sucesso ao jóquei de rigor que é!
José Julio da Silva é cearense de Sobral, tem 38 anos e começou na profissão montando nas pencas levado pelo tio. Júlio diz que tem muita vontade de vencer um Bento Magalhães que é o sonho de todo jóquei que já montou em Recife. Com contrato de montaria com o Stud Silver Blue Star e é o responsável direto pelos animais do Stud Asa Branca e Stud Guarani & Pierre, de Sobral. Neste ano terá a missão de levar o “cabo-de-aço” (Istambul) a tão sonhada vitória já que em 2007 e 2008 o alazão ficou de fora da prova por problemas de saúde. No ano passado Istambul finalizou na quarta posição. Júlio esta bastante otimista com Istambul e diz que “tem muita chance e que esse ano vai ser diferente”. Será que vai dar?! Sucesso ao time do Wal Neto e Canaleta (Clóvis Peixoto Júnior)
Silverio Moreira é vencedor do Grande Prêmio Bento Magalhães em três edições e já chegando aos 50 anos.É o jóquei mais tarimbado na competição deste ano.Rumo ao ao tetra campeonato montando mais uma vez um animal do Stud Cortez-PE. Foi o único jóquei a vencer o Bento Magalhães montando o mesmo animal. Hi Society, nos anos de 2007 e 2008. Em 2004. Silvério também venceu o Bentão com Nível levando o Stud Cortez –PE, a ser o proprietário com o maior numero de vitórias no Bento Magalhães. O jóquei é paulista de nascimento, “cearense de sangue e pernambucano de coração”. Fã incondicional de Ivan Quintana(falecido) Moreira diz que o melhor cavalo que já montou na vida foi Nível, mesmo tendo vencido duas vezes com Hi Society. Quanto a disputa desse ano Moreira diz que não tem favorito mas que vai estar bem atento ao percurso porque o trem de corrida vai ser muito puxado e vai exigir muito do animal. Sucesso ao valente bridão na monta de Yes Book.
José Marinho vem de uma tradicional família de jóqueis. Começou a montar na década de 90 e teve o apoio e ensinamentos do ex-jóquei e hoje treinador J.Cifuentes. Profissional dedicado, competente e muito reservado migrou para o turfe carioca onde atuou nos hipódromos da Gávea e Campos. J.Marinho diz que tem muita esperança de ver o Hipódromo de Campos reaberto e um dia ele poder voltar lá para continuar a exercer as suas atribuições, já que em terras cariocas também era treinador. O jóquei vem montando alguns animais do Stud Bandeira, Stud Jaspion e alguns animais do Stud Cortez-PE , e estará no dorso do craque valente Recompensado “O furacão de Prata do turfe pernambucano” que foi grande vencedor da última edição do Grande Prêmio Edisio Pereira. Experança e Sorte para J.Marinho que é um dos jóqueis com mais fãs no site do JCPE.
F.J.Souza é mais um jóquei cearense com uma boa passagem pelo turfe pernambucano. Vai para o Bentão com uma das montarias mais cobiçadas da competição. O cavalo do Embaixador do Turfe Nordestino, Guarany Mont’alverne: Upper Winner. Animal invicto no turfe pernambucano com duas expressivas vitórias na distância de 1.700 metros. Será que o embaixador dessa vez vai levar o Bentão? Existe a confiança do Haras dos Girassóis, criador do animal, que pela fialiação e aclimatação no Nordeste não vai apenas figurar na prova. Suceso a farda amarelo e preto. O treinador do animal é O. José.
Francisco Leandro, cearense radicado no turfe paulistano venceu no último dia 7 de novembro, o Grande Prêmio Bento Gonçalves a maior prova do turfe gaúcho e um Grupo I na areia. O garoto tem muito talento e vem tentar levar mais um Bento, desta vez o Bento Magalhães. Cuidado com a fera!
Legal essa reportagem sobre o Bento Magalhães, Só a distância é que me faz ficar de fora dessa grande festa do turfe brasileiro