A programação do próximo domingo será marcada por mais uma despedida. Dessa vez quem vai se despedir da pista pernambucana é o aprendiz de jóquei Anderson Paiva Alves, 16 anos, completos no último dia 29 /11, que está de malas prontas para o turfe paulistano. Anderson vai se apresentar ao professor Roberto Penachio na escola de formação de jóqueis de Cidade Jardim. O professor esteve visitando o Jockey Club de Pernambuco na festa do Grande Prêmio Bento Magalhães e aproveitou para observar os nossos talentos que estão surgindo oriundos das corridas de Pôneis. Penachio elogiou muito o trabalho que é realizado nas categorias de base em Recife e disse que os meninos já chegam em São Paulo com uma excelente bagagem de conhecimento só faltando aprimorar mais as técnicas de conhecimento e a parte intelectual.
O professor elogiou muito o posicionamento e o jogo de rédea de Anderson na programação do Bentão 2010. “Ele esteve muito bem principalmente na vitória com Albalux no domingo” comentou o professor.
Anderson estreou na Madalena no dia 08 de maio de 2010, com uma surpreendente vitória montando a égua Royal Angel que defendia a farda do Stud Anne Festas e hoje pertence ao Stud Bandeira. Na mesma programação, Anderson montou os animais Benito da Toca e Albalux e ambos chegaram descolocados.
No dia 19 de junho na programação em homenagem a prefeitura do Recife, Anderson levou uma queda da égua Royal Angel que o levou a sua primeira vitória e ficou de fora da programação. No dia 15 de agosto no dorso da égua Vista Grossa do Haras Bongy, Anderson chega a sua segunda vitória depois de resistir a um ataque fulminante do cavalo Austin Falls que era conduzido por M.Oliveira. Depois vieram as vitórias com Poderoso Chefão, Skaramuska, duas vitórias com Perturbada e Albalux no dia 28 de novembro.
É o próprio Anderson que fala das vitórias conquistadas no inicio da carreira de aprendiz:
1ª vitória com Royal Angel.
Anderson – Estreia é estreia. Eu queria vencer porque começar com uma vitória é muito bom, mas o páreo não era tão fácil, mesmo o treinador R Gomes confiar muito e me garantindo que a égua estreava ganhado comigo. Deu tudo certo, foi muito bacana.
A QUEDA
Anderson – É uma experiência triste, mas todo jóquei tem que passar por isso. Comigo não seria diferente.
2ª vitória com Vista Grossa : Olha! Foi difícil. Aguentar Alstin Falls voando baixo por fora e no dorso M.Oliveira, só deu para respirar e acreditar na vitória depois de cruzar o disco de chegada. Essa eu comemorei muito.
3ª vitória com Poderoso Chefão: Essa foi mais fácil, mas montar favorito também é complicado porque se você perde e é um aprendiz, pode até fechar as portas pra você.
4ª vitória com Skaramuska: Foi difícil, mas conseguimos uma linda vitória.
5ª vitória com Perturbada: Comecei a acreditar na vitória na entrada da reta quando eu a procurava e ela respondia bem ao comando.
6ª vitória, mais uma vez Perturbada: Dessa vez eu tinha mais confiança na égua e a vibração do proprietário foi muito bonita.
Obs: Anderson se refere a foto postada no site do proprietário Clovito Peixoto vibrando com a vitória de Perturbada.
7ª vitória com Albalux: essa foi muito especial, ganhar em dia de Bento, e levar alegria ao Sr. Márcio é difícil até comentar. Páreo cheio, o jockey lotado já no 1º páreo, foi muito bom, aliás bom demais. Da Hora era favorito seguido de King Namur que brigou o páreo todo, mas no final vim por fora como mandou Léo Uchoa e deu tudo certo. Graças a Deus.
Anderson também falou o que espera da escola de formação de jóqueis de Cidade Jardim e dos amigos do Recife:
“Comecei montando pônei e me orgulho disso, ganhei mais experiência, mas na escolinha vou me dedicar e aprender mais. Gostei muito do Senhor Penachio e quero agradecer aos amigos pelo apoio e incentivo que tive até agora: “Seu” Márcio, Léo Uchoa, o treinador R.Gomes que em ensinou muito, Gerson Cardoso , Dr. Luiz Roberto, Junior Medeiros, Dr. Carlos Baltar ( quero voltar um dia para montar um potro do Haras Depiguá no Bento Magalhães e ganhar), Isaias Ferreira, Beto Nascimento, Alexandre Magno, Clóvis Peixoto Neto e em especial a Maria das Graças Marques que é a minha verdadeira mãe, avó, amiga. Ela é tudo pra mim.
No próximo domingo Anderson vai montar os animais Halimus Stud CML-Recife no 2º páreo, Jaspe Negro do Stud Cortez –PE no 2º páreo, Perturbada Stud Silver Blue Star no 4º páreo, Xarope dos Stud Cortez –PE no 5º páreo e no 6º páreo A.Paiva estará no dorso de Marcial do Haras Pernambuco.
Boa Sorte!